<$BlogMetaData$>

sexta-feira, novembro 03, 2006


Halloween em Portugal

Como deve ser do conhecimento geral o Halloween é uma tradição centenária no nosso país. Recordo com saudade aqueles tempos de criança (meados dos anos 80) em que festejava com afinco, celebração tão tradicional. Mascarava-me de abóbora, de pevide, de bruxa, de esqueleto, eu sei lá, batia às portas a pedir doces???? Sempre foi assim no nosso país? Ofcourse NOT!

Esta festa tem quando muito, 10 anos por cá. Porque importamos tudo o que seja da terra do Tio Sam. Começa pelas criancinhas do infantário, cujas instituições, inventam mês a mês, quando não é semana a semana, uma celebração, motivo para os pais gastarem mais algum, e o colégio fazer mais algum…

Pois bem, a moda este ano, e creio vivamente que deve ter começado nas escolas, é as crianças baterem às portas com a seguinte lenga-lenga:”Doçuras ou Diabruras?”. Claro, e toda a gente tem gulseimas em casa, aliás, toda a gente tem crianças pequenas. Se não tiver, tem o cão e os seus biscoitos… Quando a resposta é: “não tenho”, recebe-se a diabrura. A que eu assisti, foi, assim que se fecha a porta, um balão de água rebenta sobre a mesma. Depois deixam 1 rasto de papel higiénico à porta, para indicar a outros “prevaricadores”, que naquela casa, houve 1 negaça. Que crime! Ah e claro, depois fogem, para não receberem com o mijo do penico em cima.

Mas minha gente, temos que absorver tudo o que os outros povos fazem? Não temos imaginação? Temos que imitar? Somos mesmo um país de invejosos, que não se sabe divertir. Já não bastava no Carnaval os balões de água que se atiram da janela, seja a de casa, seja a de 1 carro em andamento, indiscriminadamente, seja a 1 velhote, a 1 cão ou a 1 criança…Vão brincar com a pilinha do gato, pah!

Irra que populaça sem imaginação…só sabe imitar. Será que não há criatividade neste país?

7 Comentários:

Às 8 de novembro de 2006 às 23:58 , Anonymous Anónimo disse...

Deixai-os atirar a àgua.. se os vires da varanda, chama-lhes a atenção com um chapeu de chuva aberto, e um sorriso de esqueleto vaidoso (=de orelha a orelha).
É vê-los deitar mais fumo da carola que caldeirão de Maga Patológica :D

 
Às 9 de novembro de 2006 às 10:28 , Blogger Heidi disse...

Charlão, MeuIrmao!
Tinha pensado mais em dar-lhes gulseimas fora de prazo....palavras pra quê? Com tanto doce dento do saco, quem deu o que? depois da ida ao hospital com a intoxicação e cagan****
;)
Vês como é fácil postar! Não necessitas é postar 2 vezes. Postas a 1ª. Depois eu tenho que aprovar, por isso não aparece nada nesse momento. Como vês, aprovei. É com mt honra que encetas este post.
Quanto à assinatura podes colocar other e personalizares other como quiseres: com 1 nick, email, o nome todo de nascimento,com 1 link prá tua página do multiply, etc...
Tomamos 1 drink prá semana.
Bjs

 
Às 9 de novembro de 2006 às 12:59 , Anonymous Anónimo disse...

Existia uma coisa chamada "Pao por Deus", a que eu assisti qd vivi em Mem Martins. Dava-se línguas de gato e rebucados e/ou uma moedinha (pro pao por deus).

Ele há Halloween ah portuguesa, nao estava era difundido...

Que país horroroso onde vives, ninguém dá uns tabefes nesses putos horrorosos?

 
Às 9 de novembro de 2006 às 19:14 , Anonymous Anónimo disse...

A americanização da sociedade portuguesa continua em marcha, senão vejamos, o rap, os gangs, o hip-hop, os grafittis, o car jacking, a coca-cola e o seu pai natal e agora também o halloween. Anda tudo por cá. In God we trust. Volta cruel inquisição (tradição ibérica), estás perdoada de todos os teus abusos e livra-nos desta nova maldição.

 
Às 13 de novembro de 2006 às 11:34 , Anonymous Anónimo disse...

O tuga não está para pensar muito, se os outros já pensaram para quê ter esse trabalho. Copiar é mais fácil, só que copiar o que é bom tá quieto. Copia-se o pior a pensar que se está a fazer bem. É du best!

 
Às 6 de dezembro de 2006 às 22:50 , Anonymous Anónimo disse...

Então nós andámos 5 séculos a a forçar hábitos noutros povos e agora estamos preocupados com umas "aboborinhas" americanas???

Será que já te perguntaste quem introduziu o hábito do chá das 5 em Inglaterra?

Se recuares um pouco na história encontarás por certo a resposta na Catarina de Bragança ...

;-)

Mas posso dar-te outros exemplos curiosos do primeiro povo que promoveu pela primeira vez a globalização. Sabias que o caríl tão famoso na comida Indiana, nasceu dos chili levado pelos Portugueses da América para a India ???

E sabes em que castelo foi nspirado o castelo da Branca de Neve da Walt Disney?? ... Pois é, no Palácio da Pena

... Claro que nao vou dizer que o "pão por Deus" que por seres muito jovem na altura, não te lembras, deu origem ao que hoje conheces como Halloween. E sabes porquê? porque não acreditarias ... e eu tb não! Mas garanto-te que estas coisas das importações de costumes e outros, tem origem cá no burgo. Portanto é melhor não nos lamentarmos e gozarmos coisa ao máximo.

 
Às 7 de dezembro de 2006 às 10:26 , Blogger Heidi disse...

Buz,
Um pouco de história é sempre bom de saber...Desconhecia algumas das coisas que falas!
Obrigada por participares :-)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial