<$BlogMetaData$>

quinta-feira, julho 12, 2007

O poder de um boato...

Este é um país fabricador de boatos a nível mundial. O meu local de trabalho, é uma pequena amostra, do como podem nascer boatos, de histórias que alguém visionou, alguém muito à frente, que tem uma capacidade analítica muito acima de qualquer cidadão dito normal…e no meu local de trabalho há muitas pessoas com esta capacidade, não sei se é uma concentração de talento por motivos de coincidência, ou se são mesmo sobredotados, e eu sou uma sortuda por me encontrar em tal meio…
Vamos ao que interessa.
Primeira situação
: Uma colega está grávida no final do tempo e foi para casa de baixa. Não sabemos de nada sobre ela. Uma colega que trabalha no bar, pergunta sobre ela:”o bebé já nasceu?”, e eu respondo:”acho que não. Ela não me disse nada, por isso acredito que ainda nasceu.” De repente, outro colega que ouviu a conversa, e no alto da sua sapiência diz:”já nasceu sim! A não sei quantas estava a falar sobre isso. Já nasceu!”. Eu pensei para os meus botões:”bolas, sou sempre a última a saber, a minha colega e amiga teve o bebé e nem teve a delicadeza de me dizer nada ”. Quando chego à minha sala, conto aos meus colegas de sala:”Ela já teve o bebé. A não sei quantas disse ao colega sapiente.” A minha colega de sala, à tarde encontra a colega não sei quantas e diz:” ah, já sei que o bebé já nasceu, e pormenores?” E a não sei quantas responde:” O quê? Já nasceu e ninguém me disse nada???”.
História como se passou: o marido da grávida foi ao trabalho buscar objectos pessoais da mesma, e encontrou-se com a não sei quantas. O sapiente, viu o marido a falar com a colega, e achou que por isso o bebé já tinha nascido. Realidade: o bebé nasceu uma semana depois.
Segunda Situação: Também no local de trabalho. Temos uma nova Directora, que apesar de sermos muitos a seu cargo, quer-se encontrar connosco pessoalmente e um-a-um. Mas obviamente isso leva tempo.
Vou à sala de um colega, como todos os dias o faço para o cumprimentar, e ele pergunta-me:”ela já falou contigo???” e eu:”Ela quem???”, e ele insiste:”ela!”, e eu:”mas quem?”, e ele responde:”a nossa chefe”. E eu: “mas porquê, ela andou por aqui?” . (É que o gabinete dela, geograficamente, não se localiza no mesmo edifício onde trabalhamos.) E ele responde:”Sim, o teu chefe até já almoçou com ela e tudo”. E eu para os meus botões:”o quê? O meu chefe almoçou com a Directora e omitiu isso? Não me digas que é tão graxento como a maioria dos meus colegas…que cena, nunca pensei isso dele, e tal e tal…”. Quando ele chegou ao trabalho, comecei a espingardar:”podias ter contado…seu dissimulado, eu já desconfiava que eras dissimulado…” Ou seja, apedrejei-o verbalmente e ele não se defendeu, tipo quase Jesus Cristo. Nem o deixei dizer uma palavra...pareceu-me estar com cara de culpado, não sei se estão a ver...mas como ele é muito gozão... Mais tarde, quando eu já me tinha esquecido do assunto ele disse:”Oh Ana, posso-te contar uma história? É que eu ontém fui almoçar à cantina, e já estava a meio, e apareceu a colega tal e a Directora que se sentou na minha mesa. Mas nunca me foi apresentada nem falou comigo. Só sabia que era a Directora, pois já me tinham dito quem era. Agora é que estou a perceber porque é que quando cheguei os colegas me trataram todos com deferência ahahahahahah”. Explicação: Alguém viu o meu chefe na mesa da Directora e “inferiu” que ele tinha sido convidado para almoçar e já era tu cá tu lá com a Directora…Mas a história que me tinha sido transmitida, é que tinham ido almoçar fora….mais hilariante que isto não consigo encontrar…lolololol
Mas aprendi a lição. Sempre que me contarem uma história sobre alguém, ouvir 1º a história da pessoa em causa, pois aquilo que inventam nada tem em comum com a realidade…que povo este, que não tem mais que nada que fazer, do que observar os outros de forma tendenciosa e a seu bel prazer, e julga, erradamente, pelas aparências…

Etiquetas:

8 Comentários:

Às 12 de julho de 2007 às 12:55 , Anonymous Anónimo disse...

Isso acontece mesmo quando as pessoas não têm intenção de distorcer a história, o que fará quando se quer lançar um boato por maldade.

 
Às 12 de julho de 2007 às 13:58 , Blogger Heidi disse...

sim, tem toda a razão. Mas no 1º caso que relatei, tem mais a ver com a auto-noção generalista, de que se detém a verdade sobre as coisas, e se é o 1º a saber tudo, mesmo que seja só na sua cabeça.
Na 2ª situação, já é um pouco de maldade sim. Tirar ilações do que se vê, sabendo que a própria pessoa se engana muitas vezes na sua apreciação, já é burrice e teimosia. Acreditar na sua própria realidade, mesmo que não interessecte a realidade "real"...

 
Às 12 de julho de 2007 às 15:08 , Anonymous Anónimo disse...

O seguinte ditado, "quem conta um conto acrescenta-lhe um conto", aplica-se sem dúvida aos relatos apresentados...

 
Às 12 de julho de 2007 às 15:27 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

esses boatos são fruto de não se ter nada para fazer!!! lol lol lol

estivessem a trabalhar empenhadamente e nada disto aconteceria... :-)

 
Às 12 de julho de 2007 às 15:32 , Blogger Heidi disse...

silver, isso e acrescenta-lhe ainda o sistema de "realdades separadas", que todos nós possuímos, um pouco...uns mais que outros...

sim, Miguel, sem dúvida...é o que parece...não há mais nada que fazer, ou fora do trabalho não há vida própria...sobretudo no 2º caso, que relatei.

 
Às 12 de julho de 2007 às 16:16 , Blogger Crítico do caraças disse...

É o post mais bombástico de sempre! Da bomb mesmo! E é verdade que estamos no país do quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto. E muitas vezes as pessoas ouvindo as coisas pela metade acrescentam o resto que não ouviram conforme lhes convém... Mas depois desculpam-se a dizer, ah, ouvi dizer não fui eu que inventei, alguém disse...

 
Às 12 de julho de 2007 às 22:40 , Blogger Heidi disse...

é bombastico se as pessoas do trabalho o lerem...pode ser que sim, pode ser que não...há coisas que já não me dou ao trabalho de explicar pessoalmente às pessoas...penso:o que é que eu ganho com isso? As pessoas com determinada idade já não vão mudar...vão continuar a achar que têm razão na mesma...

 
Às 13 de julho de 2007 às 12:23 , Blogger Lu disse...

LOLOLOLOLOL
Eu, felizmente, não tenho desses problemas aqui no trabalho. Há uma ou outra coisa mas nada de especial! :p
Quando é por maldde é que é pior, mas situações dessas do "diz que disse" são muito comuns! :p

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial