<$BlogMetaData$>

segunda-feira, julho 02, 2007

Agarradinhos das mensagens de telemóvel

Eu, devo confessar, demorei alguns anos a aderir ao telemóvel. Sempre me fez confusão o facto de as pessoas em qualquer momento poderem saber onde eu estava (perguntando, claro), estando eu acessível, isto é com o telemóvel ligado. Sim, porque a desculpa: “não ouvi tocar” dita muitas vezes quando na realidade, o que sentimos é:”não me apeteceu atender”, ao fim de algumas vezes como desculpa, deixa de pegar. “Ah e tal, ligaste prá minha mala, e ela não me disse que tinhas ligado…”

Não sou uma obcecada pelo telemóvel. Era só o que me faltava ser "escrava" do telemóvel, ou estar à mercé dos contactos que me queiram fazer, seja por publicidade dos bancos(que vêem não identificados por norma), sejam os melgas, seja um telefonema normal. Eu é que decido quando atendo e se me apetece ou é oportuno nesse momento fazê-lo. Ir num transporte público, e atender o telemóvel, só porque as outras pessoas que estão no comboio ouvem a tocar e sofrem do síndroma e estão desejosas que eu atenda, raramente lhes satisfaço o desejo...

Por exemplo, se estou a conduzir e começa a tocar, obviamente não atendo. O telemóvel distrai. Mesmo que tivesse os auriculares. Primeiro, porque quando se entra no veículo tem que se lembrar de ligar os auriculares, o que nem sempre acontece. E não acontecendo, é ainda mais perigoso, estar a montar a geringonça, estando a conduzir, do que atender o telemóvel com uma das mãos.

Mas o que venho mesmo aqui falar-vos é daquelas pessoas que passam as horas em que estão acordadas a olhar para o dito, constantemente, para ver se têm mensagens. E que passam igualmente muito tempo, a enviar e a receber sms's em ciclo vicioso. Large o vício! Este tipo de postura, é tão dependente, como a dependência do álcool, do tabaco, afectiva, Internet, etc. Usa os mesmos mecanismos psicológicos que as dependências mencionadas. É um comportamento claramente obsessivo, a eliminar. Significa que a pessoa sofre de ansiedade e isso é uma doença a curar. Reparem nas pessoas à vossa volta. Quantas encontram a escrever mensagens, ou a olhar simplesmente para o telemóvel?
Calma!!! A vida são só 2 dias, concerteza, que se alguém tiver enviado um sms, não vai morrer se não responder no espaço de 2 minutos… E quando dão a desculpa, quando lhes perguntamos:”o que se passa? Tás sempre a olhar para o telemóvel?” e eles respondem:”tava a ver as horas...”.

No outro dia, vi uma cena caricata. Estava eu no comboio, e estava um indivíduo sentado perto a olhar para o telemóvel e a escrever sms. De repente, abre a porta da carruagem a mulher dele, ele esconde o telemóvel debaixo da outra mão, e a mulher diz: “Enviei-te uma mensagem há bocado a dizer que estava neste comboio. Não recebeste ou não ouviste?” E ele respondeu:”não”. No comments…

Aliás, no comments não. Faz de conta que estamos no “Diário de Sofia” da RTP2: “Acham que o senhor estava a enviar um sms ao chefe a perguntar a hora da reunião no dia seguinte? Ou estava a perguntar quando é que podia ir de férias com a mulher, que já estava desejoso?”

lolololol

Etiquetas:

11 Comentários:

Às 2 de julho de 2007 às 16:44 , Blogger Lu disse...

Eu mando imensas sms, mas só porque são grátis mas bão me considero viciada no telemóvel. Até porque quando me esqueço do telemóvel (e isto não é de viciada) não fico doida! Mas concordo contigo, há gente doida pelo seu bichinho. Eu por norma, atendo sempre que me ligam, só se não puder e respondo sempre às minhas sms logo que possivel. :)

 
Às 2 de julho de 2007 às 17:24 , Blogger Olelas disse...

Nao sou um Telemovelódependente, bem pelo contrário, e quem me conhece sabe muito bem a importancia a que lhe dou!
Simplesmente gosto de o ter comigo (embora mtas vezes desligado) porque posso precisar dele para uma urgencia [nomeadamente qd vou conduzir e algum imprevisto pode surgir...]!
No meu horario laboral, o tlm fica guardadinho e desligado, para nao ser incomodado! Nao que assim tenha que ser, mas porque assim quero :p
Nos "tempos livres" costumo traze-lo no bolso so quando saio de casa, porque qd tou em casa, fica para la em cima de alguma mesa, por isso é que por vezes nao o ouço tocar! Nao, nao é desculpa. Qd nao quero ou nao posso atender, simplesmente rejeito a chamada ;)
Mas normalmente, quando o ouço, atendo sempre quem para mim liga!
quanto a sms, envio algumas (comicas, nada de correntes :p) para 91 (pq sao de borla)!

p.s. conheço mt gente que é dependente desse "bichinho de estimação electronico", inclusive conheço daqueles que dizem q têm um "XPTO" que faz isto e aquilo e depois ainda dizem no fim: "Ah, e dá pra fazer chamadas..."

Quanto à questão do comboio... acho que ele tava a sintonizar a antena1 (ou a tsf) pra ouvir "a bola" :p

 
Às 2 de julho de 2007 às 18:36 , Blogger mtheman disse...

fui das últimas pessoas a ter telemovel e acho que o uso menos vezes do que as que devia :)

sms então passaram a ser uma quase raridade...

 
Às 2 de julho de 2007 às 20:04 , Anonymous Anónimo disse...

Já fui, confesso. Porque já gostei de uma pessoa que vivia longe de mim 300km (coisas da adolescência)
Agora, o meu caso é diferente...tenho tudo o que preciso mesmo ao pé de mim, lol...TLM? qué isso?? lol

 
Às 2 de julho de 2007 às 23:32 , Blogger Ele há horas assim... disse...

Acho que hoje em dia, todos somos um pouco dependentes do telemóvel e confesso que uma ou outra sms até dá jeito de vez em quando, mas de facto não sou nenhum "smsodependente"...!
O que me faz mesmo confusão é ver a quantidade de pessoas que escrevem uma msg com uma rapidez impressionante. Imaginem então a quantidade de sms que aqueles dedos já enviaram...
Em relação à parte final do teu post, acho que estás a ser málíngua Heidi...hehe!
Afinal de contas, o homem só devia de estar a jogar um joguinho no telemóvel e não queria ser interrompido...!

lol

:-)

Beijinhos

 
Às 3 de julho de 2007 às 00:27 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

o meu geralmente está no silêncio... e não raras vezes não o atendo porque também acredito que, apesar de ser móvel, não me torna disponível 24h...

 
Às 3 de julho de 2007 às 10:18 , Blogger Heidi disse...

Luciana,
Eu envio sms gatis através do mytmn, mas são só 30 por mês, que acabo por ultrapassar e enviar com o meu saldo. Eu axo bem que as pessoas enviem sms, é mt mais pratico e gasta-se menos. O que me refiro é a dependência do telelé, em que ansiosamente se esta constantemente a verificar se se tem mensagens. Eu não atendo sempre o telelé, há momentos que nao axo oportuno. Mas respondo sempre mais tarde...
Olelitas,és cm eu...tenho uma relação bastante difícil com o mesmo. Axo importante ter o telemovel, para alguma emergencia, ou pra quando se marca um encontro num sitio cheio de gente, e nao se encontra o par. Olha por exemplo, pra combinar um encontro algures a caminho do castelo, nos santos populares...
mítico,
eu uso tb pouco, e mais uma vez reafirmo:recuso-me a viver em função do telemóvel...
Rita,
nesse caso que referias, era mais que útil, o uso frequente dos sms e das chamadas ;-) admiro as pessoas que consegem manter a relação à distância. Ainda bem, que tens perto de Ti, de quem gostas :D, excelent!
Hora,
é verdade e conhecida a utilidade do telelé. Simplesmente, acaba por ser um instrumento viciante para pessoas de todas as idades(reparar nas pessoas à vossa volta). Sim, o senhor do comboio, seria viciado em jogos de telemovel, e nao keria que a mulher soubesse.Faz sentido :D... Estamos constantemente ligados com o mundo, e quem não está, urge-lhes a necessidade de o estar....Mas eu sou mais, por uma vida, mais de silêncio, nos momentos em que quero descansar...e como tal(...)
Miguel,
e como tal, desligo o som, em várias situações, como por exemplo os transportes. Não é uma questão de ser anti-social, é uma questão de prezar a minha privacidade e sossego e paz interior, em oposição à ansiedade que a sociedade nos impele a viver...

 
Às 3 de julho de 2007 às 18:09 , Anonymous Anónimo disse...

Telemovel não é muito a minha onda, mas acho que é um objecto. Por acaso até tenho um, mas não não tem GPS, nem tira fotos, nem passa música. É um verdadeiro chasso. Não lhe ligo muito, mas é como um tamagochi, tem de ser carregado de tempos em tempos. Faço poucas chamadas e envio poucos SMS, mas também recebo poucos. Só uso quando preciso mesmo. Não sei se não será desprendimento a mais...

 
Às 3 de julho de 2007 às 23:25 , Blogger Heidi disse...

Desprendimento a mais? Não acho. É muito mais importante mantermos uma vida livre e desobrigada, do que a escravatura do telelé ;-)

 
Às 5 de julho de 2007 às 19:35 , Blogger Crítico do caraças disse...

E fazes muito bem, pois quando se conduz não se deve mesmo atender nem sequer ver mensagens que é ainda pior pois os olhos quando olham para o telemóvel não olham para a estrada. O telemóvel veio retirar privacidade às pessoas e é um meio de controlar a vida dos outros pois há sempre a pergunta/resposta: "Não recebeste o sms? Mas eu enviei e até tenho o relatório de entrega". Já agora para quem não sabe os relatórios só indicam que a mensagem chegou ao destino e não que a pessoa a tenha lido. Mas não deixem de mandar sms e fazer chamadas para eu continuar a receber o ordenado todos os meses! :-)

 
Às 5 de julho de 2007 às 21:34 , Blogger Heidi disse...

concordo contigo. Detesto ter que dar justificações porque é que atendi ou não atendi, se recebi ou nao...

vou continuar a enviar sms's até porque são mais baratos...oh seu Voda boy!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial