<$BlogMetaData$>

domingo, julho 15, 2007

Selo do Carro e o Sistema Simplex

Boas! Venho falar-vos da compra do selo do carro, através do site das finanças. Tenho um e apenas um veículo que comprei há 3 anos, tendo vendido ao stand, o meu antigo veículo.
O ano passado, na qual já estavam listados os veículos associados a cada senhor contribuinte, estava-me apenas atribuído, o meu carro actual - correcto!
Este ano, qual não é o meu espanto, quando vou ver o código multibanco para pagar o selo do carro, detecto na listagem que tenho o antigo veículo atribuído a mim. Fui ver através da matrícula, se o antigo veículo, tinha actualmente seguro atribuído. Não tinha, tal como tinha calculado.

O que eu acho que está a acontecer: O actual dono, não deve estar a pagar o selo do carro nem o seguro do mesmo, e o novo sistema SIMPLEX, que também, é ESPERTEX, foi à procura do antigo dono, pois então. Alguém há-de pagar o selo do carro do bólide antigo!!! Que pague o antigo dono...Ah e mais, se o veículo não me pertencer, dizem eles lá no site, tenho que ir a uma repartição de finanças, provar que o carro não é meu. Ou seja o erro é deles, concerteza, que já tiveram o nome do novo dono, no sistema, mas como ele não paga, toca a ver a quem calha a rifa. Um êxito este SIMPLEX...

Etiquetas:

9 Comentários:

Às 16 de julho de 2007 às 00:21 , Blogger C Valente disse...

O simplex é só para o pesoal das finaças, dado que o contribuinte é que tem de provar tudo.
Cuidado com essa situação,quando se vende um carro, devemos no minimo, ter uma declaração do compador em como se responsabilizar, por todas as situações , quer legais quer creminais.
Se não mudarem o nome e exist um acidente grave poderá ter problemas
Que tudo se resolva bem
Saudações

 
Às 16 de julho de 2007 às 09:34 , Blogger Heidi disse...

O simplex, serve para fazer com que quem paga impostos declare o que tem e o que NÃO tem...já que quem tem mesmo, não declara nada...
Obrigada pela sua dica. Felizmente lembro-me de quando fiz a compra do novo veículo, que assinei uma outra declaração de venda do outro veículo ao stand, donde vou mesmo ter que tratar disso, ou não seria o 1º caso de injustiça por falha do sistema. É do género do caso, daquela senhora a quem foi roubados os cartões de identificação, e existe outra pessoa a usufruir das suas contas. E ela para provar que é ela própria, já teve imensos problemas...

 
Às 16 de julho de 2007 às 12:37 , Anonymous Anónimo disse...

A pagar é o Estado lesto, e pelo que diz até inventa novos devedores indevidamente.
Estes casos deviam fazer parte do relatório de resultados do Simplex.

 
Às 16 de julho de 2007 às 13:29 , Blogger mtheman disse...

este post merece alguns esclarecimentos:

a base de dados dos carros imputados a um contribuinte não é das finanças mas do registo automóvel...

se antes não surgia o carro já vendido, isso devia-se ao facto de apenas se encontrar informaticamente imputado o carro novo... nessa altura a base de dados era baseada na recolha dos célebres impressos verdes para a aquisição do selo do carro, que só foi efectuada nos últimos anos...

com o cruzamento com a base de dados do registo automóvel passaram a surgir estas situações...

a existência do problema ou a sua resolução não está relacionado com as finanças... o problema surge porque o stand ao qual vendeste o carro não tratou de registar o carro em seu nome (custa dinheiro e cada registo desvaloriza o veículo...). caso o stand já tenha vendido o carro, o novo proprietário também não tratou de actualizar o registo...

para resolveres o problema de vez ou contactas o stand para saberes o paradeiro do carro e "sensibilizas" o stand ou o novo proprietário para regularizar a situação ou então tentas junto do registo automóvel saber o que fazer para resolver a situação...

e convém resolveres isso este ano porque para o próximo ano o imposto é pago independentemente do carro circular ou não... e como tu surges como proprietária a continha segue em teu nome...

 
Às 16 de julho de 2007 às 13:59 , Blogger Heidi disse...

mith
se a base de dados dos carros imputados a um contribuinte, é do registo automóvel, então as finanças, não têm que atribuir um veículo que não é meu. Eu não o declarei! Aliás, eles têm essa hipótese quando listam os supostos veículos atribuídos a um contribuinte. A opção de dizer que o veículo já não nos pertence. Mas advertem para deslocar-me às finanças para provar que o carro não é meu. Para além, de que se cruzassem os dados, veriam que há 3 anos deixei de pagar o selo do carro antigo, e veriam também, que comprei um carro novo. Eu vendi o carro ao stand, há 3 anos atrás, assinei um papel de contrato de venda, e logo aí, deveria deixar de ter que tratar seja do que for. Ou seja, para umas coisas existe burocracia neste país, mas depois,quando é para obter informações não conseguem cruzar os dados???
O carro tem novo dono, que há uns meses atrás, vi o veículo estaccionado no oeiras park, com 1 carrinho de bebé no banco de trás. Provavelmente, neste momento, se calhar o veículo já não está em circulação. Como tenho o comprovativo da minha venda, concerteza que não tenho que pôr ao barulho o stand. A queixa farei eu directamente nas finanças, pelo mau funcionamento de cruzamente e/ou obtenção de dados.

 
Às 16 de julho de 2007 às 17:21 , Blogger mtheman disse...

minha cara amiga... que tem a ver o facto de tu teres um carro novo com a situação?

não podes ter mais que um carro em teu nome?

não pagas selo à 3 anos... e depois?

se tivesses o carro sem circular não tinhas que pagar selo... podias ter o carro na garagem 5 anos e tavas 5 anos sem pagar selo... e o carro não deixava de ser teu...

o stand é o grande culpado da situação... por lei o stand teria que registar aquando da tua venda em nome deles...

 
Às 16 de julho de 2007 às 21:37 , Blogger Heidi disse...

É claro que posso ter mais que um carro em meu nome. Mas se no ano anterior não estava em meu nome, e depois passa a estar por artes milagrosas... Não creio que tenha sido o stand o culpado da situação, mas de qq forma vou averiguar. Obrigada por me alertares :-) Mas sinceramente estou mais convencida, de ser erro de cruzamento de dados das finanças do que outra coisa. Entretanto já paguei o selo há coisa de 2 semanas, e ainda não chegou a casa...é aguardar serenamente...zzzzzzzzzzzzzz

 
Às 18 de julho de 2007 às 15:09 , Anonymous Anónimo disse...

Cara Heidi, venho por este meio prestar um verdadeiro esclarecimento. Não estás mesmo a compreender o espírito da "coisa". O objectivo é que todos os carros que alguma vês compramos nos fiquem atribuídos nessa mal fadada base de dados... Para que o fisco receba o que lhe é devido! :-)

 
Às 23 de julho de 2007 às 22:50 , Blogger Crítico do caraças disse...

O simplex é um sinónimo de poupex para o estado e de complicadex para o contribuinte pagante!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial