<$BlogMetaData$>

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Horário da Noite

Há muito tempo a matutar nesta temática, resolvo hoje passar ao "papel", o que me vai na alma acerca dos horários dos bares e discotecas. Começando por fazer a comparação com outros países, descobre-se que nos países nórdicos, a noite começa cedo. Cerca das 22h já se pode ir dar um pézinho de dança a uma discoteca, e os bares/pubs abrem às 18h ou até antes (estou a pensar por exemplo nas terras de Sua Magestade). É normal a seguir ao trabalho ir “tomar um drink” (como diria alguém que conheço) para conviver com os amigos e colegas.

Cá e em Espanha, a noite começa cada vez mais tarde. Não percebo porquê e acho uma grandessíssima seca ter que estar a fazer horas, para que os bares ou as discotecas abram. “Ah, a partir das 4h é que o LUX está bom”. Quê? E o que faço até às 4h? Durmo antes de ir? É o que fazem no país irmão. No nosso, suponho que as pessoas bebam até essa hora. A essa hora, e já estou a esticar o cansaço ao máximo, estou a caminho de casa, para ir dormir. Ah poizé. Por que não abrem os estabelecimentos de lazer mais cedo? Todos ganharíamos com isso. A maioria dos restaurantes estão abertos até no máximo às 23h (façam uma pesquisa na net para a zona de Lisboa e constatem). Os bares e discotecas abrem muito mais tarde. Há um hiato, portanto. Os bares e discotecas podiam começar a receber os clientes a partir das 22h, e por que não? Quem quisesse manter o estabelecimento aberto até o dia seguinte (muito depois de nascer o sol) estaria no seu direito, até porque vivem disso. Mas tenho a certeza que teriam muito mais clientes do que têm actualmente. Quê? Os estudantes gostam de horários alargados e a começar tarde? Estariam também contemplados com este novo horário, pois manteriam a hora de fecho. Mas os adolescentes que frequentam hoje a noite, têm matinés e discotecas a começar cedo. Por que é que as pessoas com 25 ou mais anos têm que ter horários a partir da 1h da manhã? Acaso não trabalha a maioria? Por que não, divertir-se no horário útil e ir dormir para descansar as horas suficientes e acordar cedo no dia seguinte para poder aproveitar este país de sol? Acho que todos ganharíamos com isso: os espaços noturnos e os clientes. Mas, mais uma vez, devo ser, das poucas pessoas a pensar assim…Apenas acho que é uma moda parva, sempre achei.

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 10 de janeiro de 2010 às 20:09 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

em Espanha... eles jantam às tantas, por isso quando saem para a night já são altas horas...

nos países nórdicos a noite começa cedo porque o dia solar também acaba muito cedo... às 16h no Inverno, por exemplo, é capaz de já ser noite...

acho que o objectivo das discotecas abrirem mais tarde tem a ver com o negócio da noite... horários diferenciados para restaurantes (1º), bares (2º) e discotecas (3º)... para se fazerem todas as capelinhas...

 
Às 15 de janeiro de 2010 às 13:16 , Blogger Heidi disse...

Nos países nórdicos começa cedo porque o dia acaba às 16h. Sendo que aqui o dia acaba às 17h/18h no inverno, os bares deviam abrir uma 1 hora ou 2 horas depois, se se fosse usar a mesma lógica dos países nórdicos. Tem a ver com hábitos, mas alguma raíz muita antiga deve ter.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial