<$BlogMetaData$>

quarta-feira, agosto 20, 2008

Férias na Tunísia

Bom já vim há muito tempo de férias. Fi-las em Junho…a 1ª parte… O blog entretanto ficou desactualizado, não tenho tido tempo para nada. Mas como ainda estamos no Verão em que fiz as férias, vou tomar a vossa licença para descrevê-las. Pode ser que alguém tenha ido para este destino, e queira confirmar aquilo que viu, ou ainda não o tenha feito, e queira saber mais sobre o mesmo.

As minhas impressões gerais e não só….

As férias na Tunísia foram muito diferentes daquilo que contava encontrar. É uma cultura completamente diferente. Para além da barreira linguística, só falam francês ou espanhol (percebemos o que dizem, mas quando falamos em qualquer uma dessas línguas, não nos entendem a nós). Ah e dizem que falam inglês…até experimentarmos falar…não falam! Decididamente.

O que mais me chocou na Tunísia, foi a ausência total de mulheres nas esplanadas, e de se trajarem em 90% dos casos da cabeça aos pés, mesmo quando vão à praia. Há umas poucas que se vestem mais ou menos à Europeia, mas sem decotes. Perguntei se eram obrigadas a andar todas tapadas, ou se as casadas é que andavam, o guia (tunisino), que falava exclusivamente espanhol (foi o que me respondeu quando lhe fiz a pergunta em inglês), disse que era por opção (religiosa… ou então não). Não acreditei muito.

Quanto às turistas de calções e decotes, obviamente são muito bem tratadas e assediadas!!!

Ficámos num hotel base (4 estrelas, 3 dias), mas depois fizemos uma excursão de 4 dias, pelo país. Fomos ao deserto do Sahara, andámos de camelo, andámos de Jeep todo o terreno. Isto tudo incluído num pacote avião+hotéis+excursão com guia a tempo inteiro, muito em conta (se quiserem saber, perguntem-me quanto). Os hotéis que fomos fazendo ao longo da excursão não eram tão bons como o principal. Ainda foram encontradas baratas e escorpiões nos quartos…pudera, estávamos à porta do deserto, what else?

Não gostei especialmente das praias. A areia é muito fina, e é difícil de percorre-la (cansativa). Não dá para correr, por exemplo. Para além de que na praia, estão uns miúdos com ar de assaltantes, como eu imagino que deva ser em Cuba (embora tivéssemos direito a uma sombrinha e cadeira na praia, por pertencermos ao hotel. Cada hotel tem uma zona de sombrinhas delineada, como em muitas outras cidades turísticas). A praia tem também na areia pedaços de restos de palmeira, que magoam os pés. A água do mar não é assim tão quente como apregoam. No hotel principal, preferimos a piscina, que era enorme, e tinha animação com aulas de ginástica e dança dentro da mesma.

Aqui no blog, mostro umas imagens retiradas de uma revista da moda tunisina. E não é que foi exactamente a forma como as mulheres locais estavam vestidas na praia?

As pessoas são muito pobres, e houve situações que me dava vontade de chorar. Pois as pessoas que íamos conhecendo, descreviam as suas vidas, trabalhando mais de 12 horas por dia, só com 1 dia de folga. O mais chato, é estarem sempre a querer nos vender qualquer coisa. Un dinnar, un dinnar! São os chamados begglers. Mas em Marrocos é a mesma coisa (já sabia que era assim).

Na excursão ia uma turma de finalistas de liceu espanhóis, mas portaram-se bem. Embora se atrasassem sempre que saíamos do bus. Mas havia 8 portugueses, para além dos espanhóis, com quem nos juntámos.

O país está muito bem organizado em termos turísticos. Donde é um destino que aconselho vivamente. Nos próximos anos prevejo um grande crescimento turístico e não só. E o povo, é de uma simpatia e simplicidade, que só por isso, já vale.

Até jáaaaaaaaa.

Ps. Nesta viagem, a agência utilizada foi a logitravel (operadora espanhola). http://www.logitravel.pt. Oportunamente falar-vos-ei sobre a mesma e dos pacotes muito em conta.