<$BlogMetaData$>

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Dois prédios ruiram hoje em Coimbra

Hoje ruiram 2 prédios em coimbra. Estavam a ser recuperados e os operários ao aperceberem-se que estava na eminência de acontecer, avisaram os moradores e isolaram a zona. Felizmente não apanharam ninguém já que é dia de feriado e há muita gente a circular pela baixa da cidade.
Poderia ter acontecido em Lisboa, ou noutra qualquer cidade portuguesa?
Sim, claro que podia. Basta olharmos, não precisa de ser um olhar muito atento, para os nossos edifícios, para recear o pior, tudo velho-degradado. E o mais incrível que há quem goste, os chamados a si próprios de liberais:"ai que lindo, bairro alto é tão lindo". Tudo esburacado e a cair, não sei que beleza é que pode ter....Quanto a mim dá-me tristeza e vontade de sair dali para fora. Antigo sim! Velho e degradado, é coisa de país de 3º mundo. Basta ir a uma grande cidade qualquer europeia, para saber o que é restauração de edifícios e respeito pelo património de um país. Londres por exemplo, foi logo a 1ª coisa que reparei. A forma cuidada dos seus edifícios. Porque não seguir o exemplo?

12 Comentários:

Às 1 de dezembro de 2006 às 21:40 , Blogger Lu disse...

É verdade Heidi, não somos 3º mundo mas ainda hà muita coisa que temos de aprender!! Infelizmente!! E o pior é que coisas destas são uma constante e não um caso isolado!!! :(

 
Às 2 de dezembro de 2006 às 15:41 , Blogger mtheman disse...

eu digo-te porque não podemos seguir o exemplo...

compara as rendas pagas em londres e as rendas pagas em lisboa... tens pessoas a morar na av roma a pagar rendas de 20 euros em casas de 6 assoalhadas...

eu conheço um velhote que é dono de 2 prédios em alcântara... tem cerca de 30 inquilinos... recebe menos de 300 euros por mês de rendas...

agora saiu uma lei que permite aumentar as rendas desde que o proprietário faça os melhoramentos que justifiquem esses aumentos... mas onde é que o homem vai arranjar dinheiro para obras quando faz cerca de 3500 euros por ano...

mas concordo contigo quando dizes que antigo e lindo não são sinónimo de velho e degradado...

 
Às 2 de dezembro de 2006 às 16:42 , Blogger Heidi disse...

Era bom que algo se alterasse antes que mais situacoes destas acontecessem :( os predios que sao da mesma idade, a kk momento ruiem...

 
Às 2 de dezembro de 2006 às 16:48 , Blogger Heidi disse...

é bem verdade o que dizes, as rendas são baixíssimas e não sei que raio andaram a fazer este tempo todo que só agora é que a lei foi finalmente alterada. Em Inglaterra não sei se existe alguma política das suas câmaras que ajudem os proprietários a manter os seus edifícios. As rendas lá são de tal maneira caras, que é raro alguém ser proprietário de um apartamento/casa, pois estas também ainda não mais cáras.
Mas muitas vezes o que acontece em edifícios degradados cá é que não há acordo entre os herdeiros desses patrimónios, e como não chegam a acordo, os processos demoram anos, e alguns edifícios acabam por ruir.

 
Às 3 de dezembro de 2006 às 23:48 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

com o preço das rendas, para os proprietários dos prédios torna-se mais rentável deixarem os prédios ruir para poderem depois vender o espaço a construtores que terão a certeza que poderão construir prédios novos a preços exorbitantes... dá que pensar...

 
Às 4 de dezembro de 2006 às 09:55 , Blogger Heidi disse...

Tens toda a razão, Miguel, é assim mesmo que funciona. Pescadinha de rabo na boca.
Pode ser que as coisas mudem daqui para a frente.

 
Às 4 de dezembro de 2006 às 11:28 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

e isto aplica-se a bens... pior será quando se começar a aplicar em pessoas... os Estados a desinvestirem nos cuidados de Saúde, as pessoas mais desfavorecidas a deixarem de ter acesso a cuidados médicos básicos, a esperança média de vida a baixar, os custos com pensões e reformas a baixar... claro que isto é tudo no plano téorico, numa espécie de conspiração governamental... :)

 
Às 4 de dezembro de 2006 às 13:20 , Anonymous Anónimo disse...

A manutenção de um prédio é cara. Quando somos proprietários devemos desembolsar anualmente um valor para a sua manutenção. E quando a renda não chega para fazer a manutenção de um prédio arrendado? Bem, os senhorios não têm a obrigação de ser bons samaritanos.
Já existe jurisprudência nesse sentido. Quem teria congelado o valor das rendas a partir de Abril de 1974? É um facto que os inquilinos saíram beneficiados no médio prazo e os senhorios prejudicados. E os prédios? Esses um dia hão-de ir abaixo...
Talvez a nova lei do arrendamento urbano venha a pôr um travão na degradação urbanística. Vamos ver...

 
Às 4 de dezembro de 2006 às 14:59 , Blogger Heidi disse...

A esperança média de vida, demorará a baixar, para já está a aumentar, devido aos avanços da medicina. Mas se e quando deixar de haver (esperemos que não) incentivos de saúde e outros às populações mais idosas ou mais carenciadas, possivelmente verificar-se-á aumento de doenças, e possível dimnuição da longevidade.
Para já há que contar com o agravamento da situação económica da segurança social, que começa a afectar vários países pelo menos na europa. É um sistema, que até foi uma ideia boa na altura, o problema surje quanto há mais benefícios/má gestão do que capital €€€ que entra para os cofres. E o sistema tem mais gastos do que o que tem para o gastar...
Sinceramente e embora seja nova, preocupa-me a nossa velhice...como será...provavelmente estarei emigrada, porque com o andar da carruagem...
espero que não, pois apesar de tudo adoro o meu país.

 
Às 4 de dezembro de 2006 às 21:03 , Anonymous Anónimo disse...

Enquanto tivermos um governo preocupado com os tgvs, com as otas e com défices nada mais se faz. E as autarquias locais que até podiam fazer força e tomar conta dos edificios que os donos não quizessem fazer obras também não fazem nada! Por isto tudo continuarão a cair os edificios até porque interessa quer aos donos que depois podem vender o terreno e interessa às câmaras pois vão sacar o imi. É tudo jogadas pensadas... enfim... é o Portugal que temos.

 
Às 4 de dezembro de 2006 às 21:13 , Blogger Heidi disse...

Dunes: Eu ainda acrescento: quando temos um país preocupado apenas com o futebol, e que constrói mais estádios quase que os grandes clubes existentes apenas para 1 evento... está tudo dito!
Fui ao estádio do Algarve depois do Big evento, e deu pena...Completamente às moscas...

Silver, pois é, em 1974 fez-se muita porcaria. Por um lado obtivemos a liberdade, por outro ficámos com o país da bandalheira, que em vez de evoluir, só involui relativamente ao resto da europa. Nem parece o país colonizador da época dos descobrimentos. Mas provavelmente essa época foi graças ao contributo dos judeus existentes no nosso país...

 
Às 2 de janeiro de 2007 às 10:04 , Blogger Unknown disse...

Poizé Nitas, concordo com tudo o que dizes.

Explico só a questao de gostar de edifícios velhos. Nao é o gosto de os ver a desmoronar, pelo contrário, entristece-me ver edíficios antigos a ruir.

O prazer que obtenho de ver edíficios antigos prende-se com a questao de olhar para eles e ver a sua grandiosidade. Ver detalhes bonitos, ver azulejos, ver recortes trabalhados, ver um prédio que já viveu tanto, já sobreviveu a tanto, enquanto que os prédios actuais sao quadrados e feios, sem qualquer preocupacao com a estética. Há que lembrar que a maior parte destes edíficios antigos da baixa Pombalina tem mais de 300 anos; qual é o edifício contemporaneo que dura tanto? Mesmo os edifícios mais recentes das Avenidas Novas tehm estilo, Art Deco, com imensa preocupacao com design e inovacao. Lembro-me particularmente das torres da Praca Sa Carneiro (Areeiro), que ainda hoje sao lindas e actuais.

Olho para um edifício antigo e penso, meu deus, as estórias que este prédio viu, os segredos que esconde e ai se os pudesse contar :)

Aqui em Londres há que ter em conta que a maior parte dos edifícios sao da época Victoriana e Georgiana, ie., inicío do século XX, tehm apenas cerca de 100 anos, além de que a cidade foi reconstruída após a II Guerra Mundial. E muitos dos edíficios que vemos, apesar de terem um design antigo, sao recentes, por ex. o edífio onde eu trabalho é de 1986 se nao me engano e parece antiquérrimo.

Mas concordo contigo, a cair de velho nao, se bem que eu prefira que sejam renovados mantendo a fachada ao invés de construir edifícios novos.

Bijus gandes

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial