<$BlogMetaData$>

terça-feira, março 20, 2007

Costa DA Caparica

Dadas as recentes notícias sobre o galgar do mar pela terra adentro na zona da Costa da Caparica e na última noite, ter chegado ao parque de campismo, gostaria de saber a vossa opinião acerca, de “quem” é a culpa. Eu tenho a minha opinião, mas só a darei aqui, após ouvir a vossa justiça.

Quanto a ter escrito Costa “DA” Caparica, é para frisar que é assim que se escreve, ao contrário de nos últimos anos ouvirmos muita gente dizer Costa DE Caparica, os pseudo-intelectuais ou pseudo-queques. Oiçam os noticiários e vejam se não há jornalistas a usar esta forma “DE”. Está errado, é DA…DA DA DA DA…


Mais um acrescento quanto à COSTA "DA" CAPARICA:
Fiquei a saber através do programa do Diogo Infante passado na RTP2, "Cuidado com a Língua" onde explicam o erro comumente usado.
Outra prova, no site:
http://www.truca.pt/arquivo/gralhas.html pode-se ler:

"Transcrevemos as palavras do presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, Sr. António Neves, o qual teve a amabilidade de nos prestar um esclarecimento:
«A Costa da Caparica foi durante muitos anos chamada por este nome e também pela denominação de "Praia do Sol".
Mais tarde, na década de oitenta, surgiu uma corrente que defendia o "de" e não o "da".
Após vários anos e com a necessidade de se proceder à legalização dos símbolos heráldicos da freguesia (agora cidade), através da Comissão de Heráldica, foi informada a Junta de Freguesia de que a denominação da terra era a de "Costa da Caparica" e não "Costa de Caparica".


Etiquetas: , , , ,

13 Comentários:

Às 20 de março de 2007 às 12:03 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

dá-me impressão que é Costa de Caparica... a culpa é da Natureza... não tentem culpar o ministro ou o Governo, era o que faltava!!! mas o parque de campismo passa a ter piscinas naturais... :-)

 
Às 20 de março de 2007 às 12:44 , Blogger Lu disse...

Minha querida, a culpa é do mar que se quer aproveitar daquele imenso espaço. A culpa é dos campistas que para lá foram sem pedir autorização ao mar, a culpa é das rochas que não se aguentaram a culpa é de todos e qualquer um, menos, atenção MENOS da Câmara Municipal, da Junta e do Governo em geral!!
Quanto ao "de" e ao "da" o que por aqui se vê é "DE". Também nunca concordei muito com o "de" mas de facto já o Monte DE Caparica é o mesmo.
Beijinhos

 
Às 20 de março de 2007 às 13:14 , Blogger Heidi disse...

Meninos, concordo com a vossa opinião relativamente ao que está a acontecer na costa...A culpa não é do governo, nem das autarquias, bla bla bla...
Quanto ao nome, é mesmo como digo. Durante anos, disse COSTA DA CAPARICA. E de há uns anos para cá, há mt gente a dizer "DE" e já houve quem me corrigisse. Na semana passada vi na RTP2 ao final da tarde um programa do Diogo Implante sobre como falar bom português e fiquei espantada, que afinal não é DE mas sim DA...

 
Às 20 de março de 2007 às 13:21 , Blogger Pedro Almeida disse...

Bom, se o Diogo Infante disse DA é porque é DA, estava convencido do contrário.
A culpa é do mar, mas como o mar não tem personalidade jurídica...a verdadeira culpa é de quem gosta tanto de construir à beira-mar, quanto mais perto da água melhor, e também claro de quem ao longo destes anos todos autorizou essas construções, Juntas e Câmaras e Governos...agora lixam-se, pois é!

 
Às 20 de março de 2007 às 18:50 , Blogger mtheman disse...

1 - na costa da caparica não existem parques de campismo, existem construções abarracadas que já deveriam ter sido destruídas à muito tempo e que se mantêm sob o disfarce de parques de campismo...

2 - culpas:

câmaras que permitiram que o parque de campismo se instalasse naquela localização...

vários institutos públicos responsáveis pela pseudo gestão da nossa costa que fecharam os olhos à situação e que permitem a construção de pontões sem saberem os efeitos que os mesmos vão provocar...

 
Às 20 de março de 2007 às 23:11 , Blogger Gio disse...

Acho o pessoal da Costa da Caparica uns verdadeiros sortudos!!!
Alguns dos campistas nos seus verdadeiros 'Apartamentos de Lona' passaram a ter piscina coberta indoor. Isto não é para todos muito menos devido à proximidade do mar! Imagina as criancinhas:
"-Mãe vou tomar banho à água!...",
"-Filha, já agora que lá vais trás o teu irmão do quarto, que está na hora do lanche..."

Isto é lindo!

Eu é que não posso ter estas boas condições, porque a minha casa da Ericeira fica num 1º andar... hehehe...

E viva o Diogo Ilefante!

 
Às 21 de março de 2007 às 10:12 , Blogger Heidi disse...

Pessoal cheio de razão, nem preciso de dar a minha opinião que as vossas coincidem com as minhas...Então mas porque é que os jornalistas só desinformam..."(...)instituto da água, fez umas obras mas nao foram suficientes, as pessoas reclamam(...) colocar uma pedra, para a agua não avançar muito mais(...)"
Meus amigos, mas qual pedra???? Que dimensão teria que ter essa pedra pra impedir toda uma imensidão de mar de avançar???
Os erros foram feitos há mts anos, agora estão aí as consequências...e o mar vai continuar a avançar, mesmo depois de retirarem os parques de campismo, sim porque não creio que haja alguma solução que faça recuar o mar...

 
Às 21 de março de 2007 às 10:53 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

então retiro o que disse em relação à maneira de escrever o nome... mas um site que se chama 'truca' não me parece muito fidedigno... lol

 
Às 21 de março de 2007 às 11:52 , Blogger Olelas disse...

Estou plenamente de acordo com as opiniões aqui indicadas! A culpa é de quem quer estar sempre perto do "acontecimento"... e depois acontecem destas...
Ja parece o filho quando diz ao pai:
"- Pai, posso ir ver o Eclipse?
- Podes filho, mas vê lá, não te chegues muito perto..."

Este já é um pai que não arrisca... e concerteza que não deve ter casa nenhuma a menos de 50 Km da Costa (seja ela "de" ou "da" caparica)...

Quanto ao "promenor" da Costa... acho que já para ludibriar esse problema optei por me habituar a tratar apenas por "COSTA" ou mesmo margem Sul... já que também dizem que eu vivo em "Lisboa".... globalização, portanto! :)

 
Às 21 de março de 2007 às 18:24 , Anonymous Anónimo disse...

É minha opinião que em última instância os responsáveis são todos os humanos (uns mais culpados que outros) por via
do aquecimento global que está a aumentar o nível dos oceanos deste planeta, embora sobre esta situação em particular exista um grupo de culpados bem mais restrito, nomeadamente aqueles que permitiram a instalação de um parque de campismo tão próximo da costa.
Sobre o nome da localidade não sei exactamente qual a partícula de conjunção correcta que deve ser utilizada, se o "da" ou se o "de", por isso acredito naquilo que diga qualquer especialista da lingua portuguesa.

 
Às 21 de março de 2007 às 22:24 , Blogger Heidi disse...

Jon, eu não descreveria de melhor forma, a resposta a "de quem é a culpa"...é de todos nós indirectamente. Obviamente que o Parque de campismo foi mal localizado desde o início, e neste caso há responsáveis, mas já muito antigos...
Quanto a achar-se que se vai conseguir fazer uma obra que resolva a situação, não acredito nisso. E avanço mais, o caso da COSTA DA CAPARICA não vai ser o único caso na costa portuguesa...estejam atentos aos próximos anos...pode ser que para os próximos casos ainda dê pra fazer alguma prevenção...

 
Às 22 de março de 2007 às 18:20 , Anonymous Anónimo disse...

Tens razão, ou produzem uma obra de engenharia a sério que resolva os problemas por uns anitos. Ou os remendos que andam a fazer não
aguentam a força do mar por muito mais tempo. E este acabará por avançar pelo parque de campismo adentro e sabe-se lá por onde mais.

 
Às 26 de março de 2007 às 22:22 , Blogger Crítico do caraças disse...

É impossível travar a subida do nível do mar. Podem adiar-se os efeitos, mas será só um adiamento... pois o inevitável em zonas abaixo do seu nível ou próximas do mar serão as primeiras a sofrer. A prova é que a areia das praias a norte desapareceu em poucos anos. Temos de nos adaptar e reordenar a costa DA caparica (e não de como se anda a dizer nos telejornais).

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial