<$BlogMetaData$>

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Eles não sabem Rotundar…


Ok inventei um verbo…a long time ago. Contornar uma rotunda, designei de “rotundar”.

Sou uma pessoa muito calma a conduzir, ao contrário da minha maneira de ser, que não sou nada calma. Aprendi, cedo, que não vale a pena uma pessoa irritar-se quando vai a conduzir, e nos aparece uma almita, a fazer as maiores atrocidades, na estrada. A minha vida vale mais do que uma altercação ou perda de controlo na estrada.

Reparo muitas vezes na aproximação dos condutores, sobretudo masculinos, à quase velocidade da luz. Apanho com cada susto!

Sei que os seguros para mulheres são mais baratos, porque têm menos acidentes e são mais ponderadas a conduzir, isto é das estatísticas. Agora, uma coisa que me causa espanto é, os mesmos condutores que na estrada vejo infringir grandemente a velocidade permitida, quando chegam a uma rotunda, parecem uns cordeirinhos. Ora meus irmãos, as rotundas, embora seja suposto abrandar na entrada a elas, por perda de prioridade de quem entra, existem para facilitar o trânsito. Toca a circular pah…

Eu devo dizer, que apesar, de não andar a grandes velocidades, considero-me uma condutora que manobra bem o seu veículo não só a estaccionar (nunca toco noutro, sei medir as distâncias), como nas rotundas não sou nenhuma papa-açordas como vejo tanto condutor rei dos ralis e das estradas carcomidas do nosso belo país.

Eu vou contar-vos como funciona: estou numa fila grande para a rotunda, pois como disse atrás, os condutores velozes, na aproximação de uma rotunda, fazem dó de tanto receio em arriscar. Lentamente vou-me aproximando da rotunda devido à fila, mas assim que sou a primeira da fila, se vejo que tenho tempo de entrar na rotunda, antes que o que lá circula chegue ao ponto onde estou, e normalmente, dá perfeitamente para avançar, eu avanço sem perda de tempo para os que vêem atrás.

Vejam se nunca repararam no fenómeno das nossas rotundas.

Toca a cirulaaaaaaaaaaaaaaar!

Etiquetas:

21 Comentários:

Às 31 de janeiro de 2007 às 22:17 , Blogger Crítico do caraças disse...

O tuga pensa que uma rotunda é um cruzamento e não se sabe portar numa rotunda. Há os que circulam sempre pela faixa mais distante na rotunda sujeitos a tangentes ou secantes de quem vai sair na próxima saída e há os que vão a pisar ovos a gozarem da prioridade que têm e a rirem-se os que estão parados para entrar na rotunda!
O que aprendem no código esquecem-se logo depois do exame e depois é asneirada atrás de asneirada! E o que acho mais incrível é que há acidentes em rotundas e não são só os que conduzem com alcool a mais são os toques porque as pessoas não sabem circular em rotundas!

 
Às 1 de fevereiro de 2007 às 01:52 , Blogger Unknown disse...

Rotundas, esse inimígo do condutor para alguns, e amigo do trânsito para muito pato bravo da construção que por ai anda, pois ganham muito € para as construir :)Pessoalmente odeio rotundas..

 
Às 1 de fevereiro de 2007 às 10:33 , Blogger Heidi disse...

a rotunda mais confusa que conheço é a do marquês de pombal...

 
Às 1 de fevereiro de 2007 às 12:22 , Blogger Lu disse...

Hehehe é mesmo verdade!!!
Tal como tu sou muito calma na condução, não costumo apitar a ninguém mesmo quando uns espertalhões se põem "à má fila" à minha frente. Por norma mando uma palavrita para mim própria e pronto. Mas quanto à condução sou um pouco "pé pesado" e não tenho qualquer problema de estacionar, ultrapassar nem em rotundar. Tudo isto graças ao meu querido instrutor de condução que me colocou a fazer rotundas a torto e a direito quando uma vez lhe disse que tinha receio das rotundas, só parei quando lhe disse que já estava farta e que tinha aprendido a lição!!! lol Acredita que foi remédio santo, nunca mais tive problemas, nem em entrar nas ic's, autoestradas. Sem problemas!!! Penso que sou uma boa condutora de maneira geral! :D

 
Às 1 de fevereiro de 2007 às 13:06 , Blogger Heidi disse...

eu quando tirei a carta de condução tive logo um carrito velho para ir treinando... não sei como nem porquê, de um momento para o outro, tinha medo de conduzir, sobretudo se era entrando em IC's ou nas auto-estrada...Só o símbolo de auto-estrada metia-me terror. Até que fui tirar mais 10 aulas para aprender a entrar nas auto-estradas sem medos, e ajudou, pois nas aulas iniciais, não me tinham levado nunca para uma auto-estrada...

 
Às 2 de fevereiro de 2007 às 11:16 , Blogger Lu disse...

Pois, isso é muito mau!!
Por acaso tive um instruto 5*. Uma das vezes em que conduzia não andava sempre a ver a que velocidade ia, até que ele me diz que se calhar devia anbrandar um pouco, ia a 110, 120km/h e eu fiquei meio assustada porque não pensava que ia aquela velocidade. Sabem o que ele me diz? -"Mais vale fazeres isso comigo do que sozinha, porque se acontece qualquer coisa não te sabes desenvencilhar" e apartir daí fazia uns teste engraçados!! :D Tive sorte!

 
Às 4 de fevereiro de 2007 às 19:57 , Anonymous Anónimo disse...

Percebo o que sentes quando vês a rapaziada mais acelerada abrandar e parecer ter medo quando entra nas rotundas. Mas deixa-me dizer-te que não é medo! ... o que se passa é que a malta acelerada tem que estar sempre a fazer alguma coisa e quando em fila para entrar numa rotunda, entretem-se a fazer ... zapping no rádio :-) ou a olhar para o companheiro/a do carro do lado ou, para os mais sofisticados, a brincar com o TomTom e nem se apercebe que é a sua vez. Se apitares, vais ver um de 2 comportamentos: vê que és uma mulher e aceleram rapidamente para mostrar que demoram menos tempo a passar a rotunda do que a entrar nela, ou fazem a habitual sinalética com a mão do "passa por cima" :-)

Há uns anos, havia uma coisa que gostava de fazer que era dar sempre 2 voltas em todas as rotundas que encontrava. Era divertido, sobretudo quando levava alguém no carro, porque era algo inesperado e a malta ria sempre muito. Como temos imensas rotundas, a coisa tinha alguma frequência mesmo quando o trajecto era curto. Com a idade e com o corre-corre diário deixei-me disso, mas quando li o teu post não consegui deixar de sorrir e lembrar-me desses tempos.

Tou a ficar velho ...

Buzz

 
Às 5 de fevereiro de 2007 às 10:16 , Anonymous Anónimo disse...

Conheço um troço de estrada (de 3 km) que originalmente não tinha qualquer rotunda, mas foi sujeito a obras de alargamento e acabou por ganhar (imagine-se...) 6 rotundas. O que dantes era um percurso que se fazia a uma velocidade constante, agora obriga efectuar constantemente reduções e a acelerações. As rotundas podem ser um bom instrumento para manter uma velocidade média mais baixa, mas sem dúvida que aumentam o consumo de combustível. Claro que numa situação destas não posso ser a favor da proliferação indiscriminada de rotundas...

 
Às 5 de fevereiro de 2007 às 20:32 , Blogger Heidi disse...

"Se apitares, vais ver um de 2 comportamentos: vê que és uma mulher e aceleram rapidamente para mostrar que demoram menos tempo a passar a rotunda do que a entrar nela"
Exactamente, um dia ainda faço um post sobre a reacção dos condutores na estrada quando veem uma mulher a ultrapassar...

 
Às 6 de fevereiro de 2007 às 13:50 , Blogger Pedro Almeida disse...

Mas como se deve circular numa rotunda afinal ?
Eu circulo sempre pela fila interior, mas quando quero sair por vezes tenho que parar quase para não bater em quem vai a circular na fila exterior e continua a "fazer" a rotunda.
Se houver acidente assim quem tem a culpa ?

 
Às 6 de fevereiro de 2007 às 14:27 , Blogger Heidi disse...

Bom penso que quem terá a culpa, será quem circula por fora, e se provar, que vai continuar dentro da rotunda...
Deve-se circular por dentro, só se aproximando da saída, é que se deve circular no faixa mais exterior...

 
Às 6 de fevereiro de 2007 às 23:54 , Blogger Sun disse...

Chama-se a esse condutores “aqueles que só sabem andar depressa quando é a direito”. Por isso a redução de velocidade, porque esta tem de ser proporcional à capacidade de manobrar.

Desculpa a minha ausência... beijinhos.

 
Às 8 de fevereiro de 2007 às 19:40 , Blogger Escapadelas disse...

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito

1– Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.

2– Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

3– Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4– Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Em suma continua a ser proibido mudar para uma faixa que já tem lá outo veiculo. E faz sentido! "só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções". Dai ganha sempre quem se mantem na mesma faixa. Se querem fazer rotundas a direito.. facam-no se tiverem a rotunda só para voces. No meio desta discussão esquceram-se do mais importante! Usar e usar bem os piscas para avisar os outros da nossa direcção na Rotunda. Ou seja Para a esquerda quando nos mantemos nela e para a direita a dizer que vamos sair! Sim os piscas também se desfazem com a mão, não é só o volante que o faz.

 
Às 9 de fevereiro de 2007 às 10:16 , Blogger Unknown disse...

Nesta das rotundas, tens imensa razao, lembro-me mto bem da Ana a entrar em rotundas e a dizer, anda lá, entra!

Eu nao conduzo, mas sei que se deve conduzir na faixa interior, gradualmente preparando a saída. Se entretanto chegarmos ah nossa saída e nao conseguirmos sair, dita o código (e o bom senso) que se de mais uma volta para se tentar mudar para a faixa exterior. Guinar de repente e obrigar o resto do transito a parar é estúpido e perigoso.

Nitas Mary, já eu detesto as mulheres a conduzir, sao ou mais agressivas e competitivas ou medricas e assustadicas; podem nao ter acidentes elas próprias, mas porra que causam muitos, isso sim, lol.

Em geral, acho os Portugueses pequeninos e mesquinhos em muitas situacoes e esta é uma delas. Somos muito malcriados a conduzir, temos muito medo que os outros se aproveitem de nós, ninguém dá nada a ninguém, mesmo se nao haja nada para dar.

Enfim, em muitas coisas já nao me vejo a viver em Portugal, e esta é uma delas, este comportamento tacanha de competicao pelas mais pequenas coisas... :(

 
Às 9 de fevereiro de 2007 às 10:17 , Blogger Unknown disse...

Ah, e a rotunda do Relógio é uma puta duma rotunda, esquece a do Marques! :D

 
Às 9 de fevereiro de 2007 às 20:48 , Blogger Heidi disse...

Oi Sun,
Obrigada pela tua visita ao meu blog.
Tenho ido espreitar o teu, mas não tenho deixado lá a minha marca...Mt work to do at my job...

 
Às 9 de fevereiro de 2007 às 20:52 , Blogger Heidi disse...

Escapadelas, ou Mr Travel, como preferires:
Obrigada por nos esclareceres quanto às rotundas:"circular na faixa que nos for mais conveniente"
ehehheheh

 
Às 9 de fevereiro de 2007 às 20:54 , Blogger Heidi disse...

Sarinha, eu deixo as pessoas em paz...desde que não parem abruptamente na minha frente sempre que vem uma rotunda...

 
Às 12 de fevereiro de 2007 às 00:31 , Blogger Sun disse...

Não deixes que o trabalho se sobreponha. Dá logo cabo dele.
Tens ido ao Karaoke? Eu desisti, agora só faço parte do público.
Beijinhos e vai dando notícias.

 
Às 12 de fevereiro de 2007 às 22:07 , Blogger Gio disse...

Rotundas?? Quais rotundas?? Isso não são cuzamentos??? Se calhar por isso é que me costumam apitar, enquanto atravesso o relvado dessa bola do meio...
Vou passar a tomar mais atenção...
E olhar a quem se aproxima da direita!Pq eles é que tem prioridade... Nas rotundas tb espero...
ehhehe

 
Às 13 de fevereiro de 2007 às 11:32 , Blogger Heidi disse...

Gio,
E o que dizer, quando passas por esses ditos "cruzamentos" e "tropeças na bola", isto é, quando bates com a roda do bólide na rotunda....uuuuuooooOOOOOHHH
parece um carrinho de choque aos ziguezagues...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial