<$BlogMetaData$>

terça-feira, janeiro 30, 2007

Aqui há Peneirento…perdão Talento

Não sei se viram o programa a seguir ao Gato Fedorento, este domingo à noite…”Aqui há talento”.

Há uns meses, pediam às pessoas que tivessem um talento especial que se candidatassem ao programa. E a apresentadora, a Sílvia Alberto, nesse pequeno sketch, em que solicitava à participação do público talentoso, dava exemplos: alguém que tenha uma voz do outro mundo, que dance fora de série, faça perfeitas imitações, qualquer coisa que saísse fora do normal.

Eu estava na espectactiva de que no programa fossem encontrar pessoas realmente únicas em determinada área. Vemos por vezes em outros programas, crianças de tenra idade, com uma voz excepcional, ou pianistas muito jovens, verdadeiramente bons, etc…Tenho a certeza que por esse país fora, há pessoas dotadas, de uma capacidade fora do normal, não haverá muitas, concerteza que para se poderem distinguir entre os demais, só um talento muito além… Pelo que foi dito, candidataram-se cerca de 2000 pessoas (até admira tão poucas candidaturas…país das peneiras este)

Fiquei espantadíssima com a baixa qualidade dos “talentos” trazidos. Participações vulgaríssimas: desde o mágico que faz passar uma menina através de um vidro, a dois luso-africanos a dançarem RAP (mas com uma desempenho semelhante a tantos outros), a uma mulher que escrevia poemas, cantava os mesmos, e vinha com a indumentária com a bandeira nacional, desde o chapéu algarvio às chinelas…(eram estes os talentos dela). Uma contorcionista, igual a tantas outras que vemos no circo, e já adulta. Uma cantora lírica, com uma voz excelente, mas já não muito nova, notoriamente é a profissão dela, donde não percebo para que está a participar, concerteza já foi descoberta há muito tempo. Um Drag Queen com andas de 2 metros, a fazer de diabo, e a fazer uns sons rídiculos. Uma rapariga a fazer-se de libelinha atrás de um bichinho que ninguém percebeu o que era, e a fazer voz de motorizada…ela há-de fazer rir os amigos dela, ali estará a perder o nosso tempo…

O que gostei no programa, é que o júri, constituído por três figuras conhecidas, assim que não gosta, ou achar que o número não está enquadrado no espírito do programa, carrega num botão que faz soar e aparecer uma cruz. Assim que aparecem três cruzes, ou seja três juízes discordantes, param imediatamente o número. Evidentemente, que muitos dos números que aqui falei, não passaram à 2ª fase. Penso que só o mágico e a contorcionista passaram. Mas o que quero, transmitir aqui é, que há pessoas com uma granda lata, será que se acham mesmo especiais? O Ego inflaccionado? Ou será que querem só aparecer? É capaz…as pessoas com as suas vidas “vazias” vendo aparecer outras pessoas anónimas que fazendo, por exemplo, uma novela juvenil, saiem do anonimato e passam para o estrelato em três tempos…porque não elas? “O que é que os moranguitos têm que eu não tenho?” – pergunta o comum dos mortais…

Etiquetas:

8 Comentários:

Às 30 de janeiro de 2007 às 16:15 , Blogger Unknown disse...

É verdade, eu vi esse programa e talento foi coisa que não se viu. A mulher com a bandeira nacional foi brutal, foi o auge do ridículo, mas que talento pensa ela que tem?? Tal como o drag queen que tinha umas andas e cuspia fogo..Já vi bem melhores em espectáculos de rua..Acho que é mesmo só para aparecerem e mais tarde mostrar aos familiares e amigos e dizerem que o júri não percebia nada daquilo..Muita peneira anda por ai, talento é que é muito escasso ;)..

 
Às 30 de janeiro de 2007 às 16:43 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

a questão é que o ser humano, enquanto ser individual, acredita ter sempre capacidades superiores ao seu semelhante... e quando posto à prova, muitas vezes verificamos que é apenas mais um entre tantos outros... o Sr. a fazer estalidos com os dedos foi o pior exemplo...

 
Às 30 de janeiro de 2007 às 17:05 , Blogger Heidi disse...

o dos estalidos talvez me tenha escapado...lololol

o que me encheu as medidas foi a "libelinha" e algarvia nacionalista/poeta/cantora, será que também faz bolinhos de amêndoa tão típicos naquela região? :-D
É que podia ter oferecido ao pessoal, quiçá logo antes de actuar... ;-)

 
Às 30 de janeiro de 2007 às 17:06 , Blogger Heidi disse...

Benvindo ao meu blog, Rui!
Obrigada pelo teu post.

 
Às 31 de janeiro de 2007 às 14:36 , Blogger Lu disse...

Não vi o programa e pelo que descreves não perdi grande coisa. :p
Mas acho, sinceramente, que o povo português prefere 5 minutos de fama, a fazer palhaçadas que nunca aparecer!!! Infelizmente!!

 
Às 31 de janeiro de 2007 às 16:45 , Blogger Heidi disse...

Eu se puder ver o próximo programa vejo, digamos que me dá um certo prazer ver o júri a carregar lá nas cruzes...i am cruel... ;)

 
Às 31 de janeiro de 2007 às 17:20 , Anonymous Anónimo disse...

A RTP tentou aproveitar-se do talento alheio para tentar subir o seu share de audiência, mas parece que tudo o que conseguiu foi uma cambada de peneirentos à procura dos seus cincos minutos de fama. Não sei se há pachorra para os aturar..

 
Às 9 de fevereiro de 2007 às 10:05 , Blogger Unknown disse...

Nitas Mary,

Deixai lá as pessoas. A vida nao é uma competicao, nao é por ir a programas destes que julgo alguém se ache melhor q outros. Acho é que a maior parte das pessoas gostaria de ser famosa e julga que através de programas assim pode ter sorte.

Penso que deve ter mais a ver com a ignorancia no que toca a perceber que qualquer trabalho na ribalta é um trabalho, e nao cai do céu e exige preparacao, nao é feito em cima do joelho. O mal está em que temos tanta gente "conhecida" ao invés de artistas que a comum pessoa aspira a esse estatuto, pode ser que a vida seja mais fácil.

Sabes o que te digo? Deixai lá os senhores e as senhoras, sao uns pobres coitados que sonham com o estrelato e afinal só servem para fazermos pouco deles. Desgracados que nao os invejo ;)

Bijus

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial