<$BlogMetaData$>

sexta-feira, maio 18, 2007

Cagança versus Simplicidade

Não sei se já repararam, que as pessoas, com as profissões, ditas mais humildes (e digo isto, referindo-me ao valor baixo da remuneração) são as que melhor se vestem. A sério. Já há alguns anos que tenho reparado. Vamos a um exemplo: onde eu trabalho existem pessoas com habilitações e profissões acima da média (licenciados, mestres e doutorados), com cargos e remunerações muito altas. E existem também, por exemplo, secretárias e empregadas da limpeza. Não é que as pessoas que melhor se vestem são precisamente estas últimas? Muitas vezes com peças de roupa bastante caras? Não estou obviamente a dizer que acho mal as pessoas, com profissões mais humildes poderem vestir bem e com roupas caras, claro que sim, as pessoas podem e devem valorizar-se. Mas vamos tentar analisar a questão. Um Físico (seja Engenheiro, Professor, what ever), é para mim, das pessoas com maior acréscimo intelectual, de todas as profissões. Relembro, um Professor que tive a Física Experimental. Quem o visse diria, que teria um aspecto muito pouco cuidado, até aparentemente na higiene pessoal, parecendo até um arrumador de carros (isto sem querer desvalorizar esta nobre profissão). E no entanto, provavelmente, pertenceria à categoria de pessoas com maior QI, entre os Professores do Técnico. Lembremos também, o primeiro juiz do caso Casa Pia (tinha 34 anos na altura, Rui qualquer coisa), que agora não me lembro o nome, mas que aparecia a imagem dele na televisão, com um blusão de ganga muito coçado e frequentava até um ginásio com muito mau aspecto ao pé do sitio onde eu trabalhava antigamente. Pois, quem o visse na rua, não diria, que é um juiz, como se através da aparência, pudéssemos advinhar a profissão das pessoas…Pois é, então porque é que quando uma pessoa entra numa loja, daquelas em que os funcionários estão vestidos à top model, com roupas todas iguais e fornecidas pela própria marca, olham uma pessoa de cima abaixo, e destratam, se a pessoa se veste de uma forma descontraída? Acaso, pelo facto de uma pessoa andar de forma descontraída, significa que não tem valor como cliente, seja na carteira, ou na profissão que tem? É que qualquer pessoa podia muito bem, vestir-se como “Secretária” ou à “Recepcionista”, e daria logo outro estatuto…mas cada um veste-se como quer…

(Peço que reparem então nos vossos colegas de trabalho, e vejam quem se veste melhor)

Etiquetas:

19 Comentários:

Às 18 de maio de 2007 às 11:24 , Blogger Lu disse...

Bem, aqui no meu trabalho, andamos todos por igual, não se vê muito essa diferença. O director pedagógico por vezes anda vestido que parece um "coitado" mas se repararmos bem, a roupa que traz vestida é carissima, é só D&G, Armani etc, mas todas com um aspecto pouco cuidado!
Eu, visto-me da forma mais normal, não pareço nenhuma top model nem sou menina das modas! ;)

 
Às 18 de maio de 2007 às 12:10 , Blogger mtheman disse...

com este calor todo, prefiro reparar em quem se despe melhor...

 
Às 18 de maio de 2007 às 12:11 , Blogger Ele há horas assim... disse...

As pessoas que auferem mais, como têm capacidade financeira, não dão tanta importância aos trapinhos. Já as pessoas mais humildes sentem-se bem com elas próprias se se arranjarem melhor ou se estrearem uma roupinha nova. É uma questão de ego e de tentativa de afirmação.
Isso é assim em praticamente todo o lado. É claro que tb temos o reverso da medalha...há aqueles que ganham muito bem e que são uns cagões, e que andam sempre muito bem vestidos, com roupas das melhores marcas. Isso tb é uma questão de afirmação...muitos deles poderão ser inclusivamente uns incompetentes...

 
Às 18 de maio de 2007 às 12:20 , Blogger Heidi disse...

Horas, o último caso que referiste no teu parágrafo, vai dar ao 1ª. A experiência me diz, que essas pessoas vieram de famílias humildes, e que de alguma forma subiram na vida...a pulso ;-)

 
Às 18 de maio de 2007 às 13:54 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

eu acho que tem a ver com uma questão de show off, que era um comportamente que associava só aos países africanos... nós estamos a tornar-nos ainda mais africanos...

o querer mostrar ao outro dá-lhe uma certa superioridade... mas não creio que seja só no modo de vestir...

Há tantas outras modas: telemóveis de 59ª geração, iPod's, sistemas de som nas salas (mesmo que a sala tenha 9 m2), plasmas, consolas jogos, automóveis (eu vejo todos os dias uma quantidade de Volvo's, Audi's, Mercedes), os apartamentos de 350 mil €, as viagens a todo o lado...

Crise? isso deve ser na teoria porque na prática não há crise nenhum... ou então ninguém anda a pagar impostos...

 
Às 18 de maio de 2007 às 14:03 , Blogger Heidi disse...

o português típico é mesmo show off.
Quantos anos andei com o mesmo telemóvel da alcatel...funcionava, por que haveria de o trocar? Ok, depois apareceram as maquinas fotograficas incorporadas, e eu achei que deveria fazer um upgrade, mesmo assim, ainda dei 35 contos com alguma relutância. Qual nao é o meu espanto, quando vejo crianças pequenas com 1 modelo igual ao meu, ou de gama superior...pra que? pra impressionar os colegas da escola? Nao bastaria um modelo mais simples? Ok, as empresas dos pais, dão telemoveis de tempos a tempos e eles vão ficando com os anteriores...
Tenho um amigo meu, que troca pra aí de 6 em 6 meses de telemóvel, pra o ultimo modelo da Nokia, e é uma pessoa que ganha mt mal...mas cada um tem as suas prioridades...

Crise? Pois...estranhamente, as viagens pra destinos de luxo na altura da Páscoa, esgotam nas agências...

 
Às 18 de maio de 2007 às 15:49 , Anonymous Anónimo disse...

Eu sou desses forretas que não tem onde cair morto, mas que adoro vestir um Armani ou Boss, nem que para isso tenha q re-hipotecar a casa e o carro, mas as miudas gostam, por isso vale bem a pena!! =) vá,vá,nada disso, axo que cada um deve vestir aquilo com que se sente bem, sejam ele coisas mais ou menos dispendiosas, se bem que uns jeans todos rotos da D&G são bem caros, adoro calças rotas, pá..não sei, simplesmente adoro,nós Pt temos muito a mania de rotular as pessoas por aquilo q vestem, calçam, conduzem, e até aquilo q se chama de telemovel é considerado importante, hà e tal o meu tem mp3 e fotos, ai é, ai é, e o meu tem micro-ondas e mete ar nos pneus do carro..incha porco... ;) Resumindo, importante era preocupar-nos tds com aquilo que importa "O que aconteceu ao caso do 1º ministro pseudo Eng. Civil?"e deixarmos os trapos que cada um usa de parte..

Ps: para qd abordar os prefixos dos Cheques e Cartoes de Credito com os "Dr." "Drª." , para tds aqueles que usam os titulos só tenho uma coisa a dizer, Palhaços...

 
Às 18 de maio de 2007 às 16:55 , Blogger Olelas disse...

Bom, ja dizia o outro:

"Para que gastar dinheiro em roupas caras, se a melhor coisa da vida nós fazemos nus!"

:D

Mas realmente eu compreendo-te porque as pessoas com mais estudos, tipo dr's, prof's, etc são as que pior se vestem....

Será que foi de estudarem tanto que queimaram os neurónios que nos indicam qual a melhor roupa, o a rouca que melhor nos fica vestida?

Foi por essa e por outras que eu deixei de estudar no 12º ano :p

 
Às 18 de maio de 2007 às 18:37 , Blogger Heidi disse...

Caro Anonimo,
ainda bem que falas na historia do titulo no cartao multibanco...sei de uma historia de ha uns anos, uma pessoa que por acaso estudou numa privada e demorou cerca de 10 anos a tirar uma licenciatura, exigiu esse titulo (Dra) no cartão multibanco...uma vez dirigiu-se a um balcão e apresentou o mesmo, e a senhora que estava a atender disse:"ah é doutora, trabalha no hospital de évora é?", e a pessoa do cartao com titulo ficou indignadissima, e confidenciou mais tarde a alguem:"ha pessoas mesmo ignorantes, nao sabem que quem tira uma licenciatura é doutor"
lololololol

 
Às 19 de maio de 2007 às 14:40 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

eu tenho Dr no meus cartões do Banco e nos cheques... mas não foi uma opção minha... foi o banco que colocou...

that's not my fault, ok?

 
Às 19 de maio de 2007 às 16:11 , Blogger Heidi disse...

Imaginando a cena:"Não por favor, não faça isso, não quero ser chamado de Dr, sou um simples Licenciado em Economia", e o outro:"É o seu título é o seu título, não tem que ter vergonha..."

 
Às 19 de maio de 2007 às 16:20 , Blogger Zeca Paleca disse...

E de onde é que vem o dinheirinho para andar assim tanto na moda?!!!
A minha noiva é igual e eu também não sei como é que ela faz para aparecer assim sempre fashion.

Pedido de Ajuda: A minha noiva pôs-se em fuga devido às ameaças de um desconhecido enfurecido que, através de um telefonema mordaz, causou o pânico nas hostes do amor. Se alguém encontrar o seu paradeiro, agradeço que me contactem no meu post "NOIVA EM FUGA" que vem no:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Venerador - ATENCIOSO - E OBRIGADO -

Sou o vosso AMIGO

ZECA PALECA

 
Às 19 de maio de 2007 às 18:52 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

lol nem sequer houve esse diálogo... simplesmente devem ter visto as minhas habilitações na ficha de inscrição...

 
Às 21 de maio de 2007 às 10:30 , Blogger Zeca Paleca disse...

O meu ratinho pode roer a roupa toda. Cuidado!

Virar a chave,
como quem lê uma página,
abrir por dentro,
libertar-se sendo,
como quem se envolve
na personagem,
lento.

Descobrir o além do sonho,
o impensado, o certo,
o mais que imaginado.
O que os olhos buscam cobrir
no sonho.

Ver em ti, a minha cara,
minha cara interpretada:
metade minha, metade clara.

E o meu ratinho também no:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

 
Às 21 de maio de 2007 às 19:08 , Anonymous Anónimo disse...

Pessoalmente gosto de me vestir bem, embora não saiba se realmente atinjo esse desiderato. Gosto de comprar roupas que me agradam e não ligo muito ao que custam. No entanto, sei perfeitamente que o hábito não faz o monge. É estranho! Cada vez ligo mais ao que visto e cada vez ligo menos ao que os outros vestem... Estarei a ficar egocêntrico?

 
Às 21 de maio de 2007 às 19:27 , Blogger Heidi disse...

Oh Silver,
acho mt bem que ligues ao que vestes e menos aos outros...é assim mesmo que tem que ser ;-)
Beijinho

 
Às 21 de maio de 2007 às 20:57 , Blogger Crítico do caraças disse...

Na empresa onde trabalho fruto de um "dress code" imposto pela empresa os homens tem de andar com calças clássicas vincadas e camisa (a gravata e casaco são opcionais e as calças de ganga proibidas). As mulheres têm um pouco mais de liberdade mas não podem usar tops e blusas sem manga. Por isso anda tudo mais ou menos igual em termos de tipo de roupa. É um bocado seca, mas tem de ser...

 
Às 21 de maio de 2007 às 21:04 , Blogger Heidi disse...

É Dunes, há empresas assim...olha os revisores do metro e da carris, têm um fato azul mt foleiro...olha, quem usava um fato da carris era o Bron...remember?

 
Às 23 de maio de 2007 às 17:31 , Blogger Eunice Rosado disse...

Bom este post!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial