<$BlogMetaData$>

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Consulta de Médico Especialista

Não sei se muitos de vocês se consultam com o médico de família. Eu não. Acho que no sítio onde moro, nem sequer me está atribuído nenhum médico, por falta dos mesmos. Quando era mais nova, tentei ir uma vez ao médico de família, claro com uma marcação de 3 meses antes, e a um médico que não era o meu.

Quando comecei a trabalhar onde estou actualmente, tive a sorte de ter, o que considero, um bom seguro de saúde. Saravá.

De há uns tempos para cá, tenho tido uns problemas hormonais. A ideia não saiu da minha cabeça: tenho umas manchas na testa, que o dermatologista atribuiu a problemas hormonais, e tenho tido distúrbios na menstruação, a que o ginecologista atribuíu a problemas hormonais, para além de distúrbios na alimentação não digiro determinados alimentos, cada vez em maior número (problema enzimático).

Endocrinologia!

Da wikipédia:” A endocrinologia é um ramo da biologia (e da medicina) que investiga o sistema endócrino (e aplica esses conhecimentos com o fim de regular convenientemente o organismo, no caso da medicina). Trata, portanto, das glândulas produtoras de hormonas. “

A Endocrinologia trata das hormonas! Eureka! Ora bem, lá fui a uma consulta da Especialidade. Ia finalmente, descobrir, qual o motivo de estar a engordar desalmadamente, apesar de cada vez comer menos e como um passarinho, a falta de energia geral, para além dos problemas atrás referidos. Pensei eu….wrong. O médico que escolhi, pelos vistos só dá importância a quem tenha problemas da glândula tiróide. Eu que estudei saúde no liceu, sei que não são as únicas glândulas, nem as únicas hormonas no corpo humano. E mais, as hormonas são, o que se chama, o “sistema operativo” do corpo humano. A disfunção de qualquer uma delas, pode afectar órgãos, e resultar em desiquilíbrios, gerando as doenças.

Sempre que oiço os médicos nos meios de comunicação social, estes falam da importância de fazer rastreios e ir ao médico regularmente, fazer um check up geral. Mas sempre que vou a um médico da especialidade, das duas uma: ou ficam muito zangados de eu aparecer, por acharem que as minhas “maleitas” são pouco importantes, estão à espera de casos mais graves, ou então sugerem-me ir ao especialista a que correspondem as minhas queixas. Foi o que fiz! Resultado: o médico endocrinologista que fui ontém disse-me:”Por que não vai ao médico de família?” Quem????

Mandou-me fazer análises, mas muito irritado, e “depois venha cá para mostrá-las. Vai ver que não é nada.”. Sim. Vou fazer as análises, não vou é lá mostrá-las. Abro eu própria o envelope, e analiso os dados, tenho mais do que 2 dedos de testa (e de médico e de louco, todos temos um pouco), e sei ver pelos parâmetros se os números saiem fora do intervalo. Se sim, irei a outro médico, que dê importância a todas as doenças hormonais, e não só as que costuma tratar…Pode ser que para a próxima tenha sorte.

Etiquetas:

10 Comentários:

Às 14 de fevereiro de 2007 às 02:51 , Blogger Gio disse...

Vá lá!... Vá lá!... Tiveste sorte nessa 'tal' simpatia do medico.
Até te posso dizer tudo o que os meus médicos fariam se tu lá tivesses ido.
Médica de Familia- Receitava-me um raio-x qualquer (é a unica coisa que faz... deve de ganhar comissão com isso)
Médico do Catus- Iria me dizer que era uma virose, e que teria de tomar um generico espanhol (para ele poder acumular milhas no cartao de voo, apos receber a viagem do delegado da propaganda).
Médica de Trabalho-Mesmo que fosse uma unha partida, mandava-me despir todo. E de preferencia para me auscultar. Pela quantidade de vezes que ela me ouve, deve de pensar que o meu coração passa a Rádio Comercial. Provavelmente dava-me uma carta de recomendação para a natação, e dizia que isto era falta de exercicio.
Médico Especialista(tipo da Cuf)- Olhava-me de lado... e Perguntava-me quando é que eu fiz isso.(como se eu soubesse)Diria que tinha de fazer 500 exames. Mas no final dizia que era o que ele sempre pensou que fosse...

 
Às 14 de fevereiro de 2007 às 09:42 , Blogger Crítico do caraças disse...

O jogo do empurra funciona em grande na classe médica. Chutar os problemas dos doentes para outros médicos é a forma mais fácil de se descartar de responsabilidades! Enquanto isso a pessoa não sabe o que tem, perde tempo e gasta dinheiro em consultas! É o sistema de saúde que temos... e ainda há quem se admire das pessoas irem ao estrangeiro para se tratarem. Enfim, neste país poucas coisas funcionam bem e o pior é que toda a gente sabe disso e quem tem poder para fazer algo não faz nada! É triste mas é a dura realidade!

 
Às 14 de fevereiro de 2007 às 10:50 , Blogger Heidi disse...

Giro,
Médico do Catus, não tive ainda a oportunidade de presenciar...mas pelo que oiço deve ser verdade isso dos genericos espanois, e as viagens ("congressos") associados...
Na Médica do Trabalho - diz:"ah tem que ir ao especialista" - no fundo só sabe generalidades...essa médica manda-te despir? :-) hum...muito suspeita. Uma vez fui tomar a vacina da gripe, a um enfermeiro, que havia no técnico, e ele deu-me nas nádegas...quando cheguei a casa, fui falar com o meu irmão que era ainda estudante de medicina na altura, e perguntei se era normal dar a vacina na nádega...já deves calcular a sua resposta... Não!!! é no braço que se dá...badalhoco do enfermeiro!
Quanto ao médico que fui, sim, era na CUF,e mandou-me fazer exercício. ao que lhe respondi:"mas Dr, se estou sem energia, como é que faço o exercício?" E claro, não achou que eu estava gorda, o que ele deve gostar é de doentes muito graves, quem tem uma saúde relativamente normal, mas com pequenos distúrbios, não lhe deve dar pica...foi a minha sensação...

 
Às 14 de fevereiro de 2007 às 10:52 , Blogger Heidi disse...

Dunes, o jogo do empurra axo que é generalizado a quase todas as profissões...a informática por exemplo, como bem sabemos...

 
Às 14 de fevereiro de 2007 às 12:02 , Blogger Sun disse...

Também vou especular…
O médico possivelmente foi pelo seguro, ou seja recebe muito menos. Logo a simpatia e tempo dispensado tem de ser proporcional. Eu tenho uma experiência desse género eu e a minha mãe marcamos para o mesmo médico, eu fui como particular e ela pelo seguro. Eu fui atendida passado 2 dias, ela esperou 1 mês. Eu tive que me despir toda e fez-me um exame rigoroso, completo superior ao que eu estava à espera, a minha mãe não ficou lá muito satisfeita com o médico. Eu paguei 80 € a minha mãe 10 €.

 
Às 14 de fevereiro de 2007 às 23:29 , Blogger Heidi disse...

Sun, bem visto, nunca tinha pensado por esse prisma...sim paguei 10 euros, o seguro paga o resto...

 
Às 15 de fevereiro de 2007 às 09:52 , Blogger Lu disse...

Mas que aventura. Sei bem como isso é. Durante muitos anos também não tive médico de familia então por norma recorria a outro lado para ser atendida. Quando tive problemas de acne fui até à consulta de especialidade de Dermatologia e acreditem ou não, apenas me mudaram a pilula por achar (sem fazer qualquer tipo de exames e mal olharem para a minha cara) que poderia ser um problema hormonal! :P
Resultado, andei lá uns 6 meses até que decidiram passar-me uns cremes, e uns gel's para a cara, entretanto deixei de lá ir e fui testando alimentos que me poderiam fazer mal --> resultou. Descobri que se comer fiambre, chocolates, azeitonas e marisco fico com borbulhas!! Sou uma grande médica, ou não?! lol

 
Às 15 de fevereiro de 2007 às 10:30 , Anonymous Anónimo disse...

Já me cruzei com médicos desses! E tal como tu, fui fazer análises, mas não lhes fui mostrar. Na altura revoltou-me o tipo de exames que me foram receitados, porque sabia que nada iam revelar. O problema que pensei em prevenir ficou exactamente na mesma. O que ele queria sei eu! Era mais um cliente que se sujeitasse a tudo o que "o doutor" quissesse e de vez em quando marcasse umas consultas. Não estávamos sintonizados, ou seja, não estava para aturar aquela cantilena.

 
Às 15 de fevereiro de 2007 às 11:37 , Blogger Heidi disse...

Jon,
é isso...prevenção em Portugal...é uma treta, pura e simplesmente não existe.

 
Às 15 de fevereiro de 2007 às 11:41 , Blogger Heidi disse...

Lú, é como se costuma dizer: somos os melhores médicos de nós próprios...
Durante anos sempre tive prisão de ventre...e deram-me todos os comprimidos e mais algum, mezinhas etc...Passado algum tempo, o organismo habitua-se e volta a não funcionar. Há pouco tempo começei a retirar alimentos da minha dieta, para ver quais é que influenciavam.
Eureka! Retirei o arroz da minha alimentação (comia todos os dias) agora já funciono muito melhor...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial