<$BlogMetaData$>

terça-feira, agosto 28, 2007

O prazer de ler...

Quando era pequena e me iniciei na leitura assídua, escolhi como género os policiais e os de ficção científica. Na altura havia uns livrinhos de bolso policiais da editora Europa-América, que na realidade cabiam mas é na malinha de mão. Os meus preferidos eram do autor Frank Gruber (os personagens mantinham-se de livro para livro, o que fazia que houvesse uma certa familiaridade). Nunca gostei da Gata Cristina (Aghata Christie). Demasiadas personagens, dificuldade em seguir a história e todas elas fortemente suspeitas do crime, para baralhar o leitor. Nunca cheguei a acabar um destes livros. Já os do Frank Grubber começava e acabava de os ler numa tarde, pois era impossível parar. Houve uma altura em que, todas as crianças quiseram ser médicas, e eu ansiava ser detective da polícia, sugestionada claro, pelo tipo de leitura que fazia. Hoje em dia, as minhas leituras são de áreas mais abrangentes, e tenho um prazer enorme, quando apesar do título não ser sugestivo, quando a leitura me prende, penso para os meus botões: não estava nada à espera que o livro fosse tão bom. Foi o que aconteceu com o “Sinais Vitais” e “Cocaína” do Robin Cook (que mistura conhecimentos profundos de medicina, com o género de investigação policial), parece que voltei outra vez ao género policial e agora comecei a ler um livro que tinha lá em casa, há anos, do autor Henri Miller (“Trópico de Capricórnio”), e não é que estou a adorar. Ainda não percebi qual é o género deste livro, mas já li umas quantas páginas de seguida, pois é mesmo muito bom.

Os únicos livros que tentei ler e que não consegui foi do António Lobo Antunes (“Não entres tão depressa na noite escura”), não consegui passar da 1ª página, tal a dificuldade em entrar no género do autor, o que tenho pena, pois é considerado dos melhores autores Portugueses, e do Jorge Amado, que comecei a ler o “Dona Flor e seus Dois Maridos”, mas penso que não estava suficientemente concentrada para o género de escrita. Sim, porque tenho lá uma catrefada de livros deste autor e hei-de conseguir, porque quando se conquista um livro, e se o lê até ao fim, o prazer é enorme…

Etiquetas:

12 Comentários:

Às 28 de agosto de 2007 às 12:19 , Blogger mtheman disse...

a ver se me lembro de fazer um post sobre os últimos livros que li e que são de aconselhar...

 
Às 28 de agosto de 2007 às 13:46 , Blogger Miguel F. Carvalho disse...

o "Capitães da Areia" do Amado é muito bom e de leitura acessível...

Lobo Antunes também nunca li... mas penso que existem autores para os quais nos temos de adaptar à escrita e não desistir logo... dizem coisas terríveis de Saramago e gostei bastante de ler, por exemplo, o "Todos os Nomes", bastante kafkiano...

 
Às 28 de agosto de 2007 às 14:09 , Blogger Heidi disse...

Mith,
tenho andado parca em livros, isto é, nao tenho comprado nada pois nao sei o que comprar. Em contrapartida, tenho imensos livros antigos que vou tirando do fundo do baú, e daí estar a ler Henry Miller neste momento. A sugestão é benvinda :-)

Miguel,
tenho tb esse livro que referes. Não vou de maneira nenhuma desisitir do Jorge Amado. Quando ao Lobo Antunes, espero um dia conseguir lê-lo.
O Saramago, li o "Ensaio sobre a Cegueira" que para mim, foi o melhor livro que li até hoje. O "Todos os Nomes" ainda kero ler...

 
Às 28 de agosto de 2007 às 15:15 , Blogger Lu disse...

Também adoro ler, neste momento estou a ler o Sputnik, Meu Amor de Haruki Murakami. Até agora estou a adorar!!
Quanto aos livros de José Saramago não consigo mesmo ler! :p Fico bastante entediada!!!

Já agora aviso-te que tens uma nomeação lá no nosso canto! ;)
Beijinhos

 
Às 28 de agosto de 2007 às 18:15 , Anonymous Anónimo disse...

erFazes muito bem em gostar de ler. Os hábitos de leitura são salutares, porque que se gostarmos das histórias que lemos tiramos disso um grande prazer. Tenho alguma dificuldade em escolher livros, porque antes de os comprar não sei se gosto deles. Por vezes tenho comprado livros guiado pela crítica, mas tem-se revelado contraprucedente. Pois já percebi que por norma não gosto daquilo que os críticos gostam. E muitas vezes a crítica é aquilo que sabemos, mas também há excepções. Pessoalmente não sou um grande leitor, pois apenas leio entre 3 a 4 livros por ano. Leio especialmente no Inverno e em férias...

 
Às 28 de agosto de 2007 às 21:25 , Blogger Pedro Almeida disse...

O melhor livro que li até hoje foi o "Cem Anos de Solidão".
Mas eu leio pouquinho...:-(

 
Às 28 de agosto de 2007 às 23:49 , Blogger Eunice Rosado disse...

Humm. Gosto das tuas sugestões.
Podia ter escrito este post tal e qual só se alteravam os títulos, identifiquei-me mesmo.
Tenho uma amiga, que agora é enfermeira, que só lia Robin Cook e adorava. Eu nunca li mas vou nessa.
Ainda não comecei o "Ensaio sobre a cegueira", ando a ganhar coragem...
:)

 
Às 29 de agosto de 2007 às 00:11 , Anonymous Anónimo disse...

Obrigado pelos parabéns endereçados há bocado. Um dia destes vou ver se vale a pena colocar um post sobre bons livros para ler, aproveitando a deixa que li aqui.

 
Às 31 de agosto de 2007 às 09:29 , Blogger Anuska disse...

Já houve tempos em que andava sempre com um livro atrás, infelizmente com o curso o tempo não me permitia ter o prazer de ler um bom livro. As minhas últimas leituras resumiram-se a códigos fiscais lol
Comecei agora a ler um livro da Marion Zimmer Bradley autora de que gosto muito. A ver se coloco a escrita em dia :)
Bjs
Ana

 
Às 1 de setembro de 2007 às 21:19 , Blogger Daniela Sousa Photography disse...

olá heidi,
agora é a minha vez... ;)
Neste último semestre fui obrigada a ler para uma cadeira, O Homem Duplicado do Saramago e euzinha que jamais iria ler uma obra dele, confesso que adorei, o livro é fascinante, envolve-te até ao fim... e aquele mito da sua escrita sem pontuação, obriga-te a seres tu a pensar...
muito bom!
bjs

 
Às 3 de setembro de 2007 às 10:04 , Blogger Heidi disse...

Fenix,
quando andava na faculdade, tb o tempos nao me dava para mais nada, só mesmo nas ferias, conseguia ler um ou outro livro, lamentavelmente. Já li essa autora, há uns anos, e embora tenha gostado, não é muito o meu género de narrativa.

Daniela,
Gostava de ler esse Homem em Duplicado, pois já me disseram ser excelente. Ouvi muitas vezes dizer que a leitura de Saramago era complicada, e bla bla bla, mas li perfeitamente. O único livro dele que nao gostei, e se calhar vou chocar as hostes, é o "Memorial do Convento", pois não gostei da história, demasiado disparata, embora tivesse a ver com a construção do Convento.
És de letras? Como disseste que tiveste que ler para uma cadeira...

 
Às 7 de setembro de 2007 às 15:11 , Blogger Daniela Sousa Photography disse...

Não não...
Estou a tirar uma licenciatura em secretariado e comunicação empresarial e demos o Saramago em Técnicas de Comunicação e Expressão!
;)
Gostei sim...
Bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial