Acidentes Rodoviários - Análise Estatística
Todas as épocas festivas, férias, fins de semana prolongados, etc, são despoletadas operações especiais de controlo nas nossas estradas, da correcta condução dos nossos concidadãos. Vêm comentar diversas vezes as autoridades fiscalizadoras, fazendo um balanço relativo ao ano transacto sobre a diminuição (de preferência) ou aumento dos acidentes rodoviários, número de mortos, feridos graves, feridos ligeiros. É evidente que o objectivo, é que os acidentes diminuam sempre de ano para ano, mas parece-me a mim, que o facto de diminuirem de um ano para o outro não significa que os condutores estejam a ser mais cumpridores. Para mim, o que acontece é o número de acidentes estar relaccionado com a maior ou menor fiscalização das nossas estradas, sendo directamente proporcional. Há uns anos até se falou do caso, em determinados países serem colocadas câmaras fictícias nas auto-estradas (havendo outras que eram mesmo reais), e como o condutor não saberia distinguir, era "obrigado" a cumprir as regras, e de facto os acidentes reduziram signficativamente.
Era bom, que qualquer condutor, em qualquer parte do mundo em que se encontre, se tornasse cada vez mais cumpridor e respeitador das vidas alheias, mas pelo que o observo no dia a dia, leva-me a concluir, que é exactamente o contrário. Por isso não me admira quando o número de acidentes é igual ao ano anterior, ou quando é menor. Penso que não se poderá concluir acerca do cumprimento das regras, mas apenas e tão somente, porque eles "andem aí"...
Etiquetas: acidentes de viação rodoviários cumprir regras trânsito GNR mortos estrada feridos graves ligeiros
11 Comentários:
antes mais, parabéns, atrasados, sei! mas, e diz voz popular, mais vale tarde que...
depois, obrigado pelo coment lá no meu canto.
voltarei...
realmente são situações que fazem pensar
Bem sei que o típico condutor português é um tipo perigoso. As estatísticas das mortes nas estrada assim o dizem. Estacionam o carro em qualquer sítio, não fazem sinais de mudança de direcção, ultrapassam com frequência os limites de velocidade, bebem uns copos a mais, etc. Pensam principalmente neles próprios e não nos outros com quem partilham as vias. Talvez passem alguns anos até que o respeitinho se sobreponha ao egoísmo nacional, mas tenho dúvidas que a vigilância e consequente punição sejam remédio imediato. Tal como a carta por pontos...
a questão é que as penas deveriam ser mais duras... se eu tenho um Ferrari e vou a 200 kms/h na auto-estrada a multa é de quanto? 200/300 €?? estou-me a borrifar...
agora se ficasse por exemplo 6 meses sem carta... isso sim já me prejudicaria a vida...
eu defendo sanções mais pesadas em termos de privações...
para o ano que vem vamos bater todos os records na diminuição de acidentes... é que o governo prepara-se para legislar no sentido das autoridades só se deslocarem a um acidente quando existem feridos...
e se me doer a alma é considerado um ferimento?
isto passa tudo por uma questão de educação e de mudança de mentalidades que é a parte mais difícil de se conseguir.... pode ser que na geração dos nossos filhos haja algum progresso, embora duvide muito
bj gde
Enquanto prevalecer a cultura de "fazer sinais de luzes", porque os mauzões estão lá à frente, nada mudará. Vê-se a polícia como caçadores de multas e não como agentes reguladores, e é isso que lixa grande parte dos esforços.
E o pior mesmo nas autoestradas são aqueles gajos que vão a 80 Km/h na faixa do meio... ou mesmo na da esquerda... isso sim, são verdadeiros perigos na condução que por vezes provocam acidentes a quem vem descansadinho a 220 Km/h no seu Ferrari!!!
Qual a parte do obrigatório andar na faixa mais à direita possível é que não entendem esses condutores??
Por favor passem no meu cantinho. Encontrei uma cadela perdida e preciso muito da vossa ajuda!!!!!
Nice
As operações "especiais" são as pessoas se lembrarem que a polícia não está a dormir... E no resto do ano as pessoas não se deslocam? As operações devem ser constantes e não quando o rei faz anos! E sobretudo devia de haver consciência de cada condutor do seu comportamento na estrada perante os outros. E respeitinho também, pois quase ninguém respeita nem o código nem os outros!
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