Há uma diferença muito grande entre homens e mulheres na matéria de largar o ninho. Talvez as mulheres sejam mais independentes em termos práticos do que os homens, que normalmente têm esse adjectivo – independentes só se for emocionalmente, desligados dos sentimentos…
A mulher solteira é capaz de estar sozinha emocionalmente, gerir uma casa sozinha, tipo lavar a loiça, a roupa, passá-la a ferro, pagar as suas contas e tê-las em dia, cozinhar, arrumar a casa e uma miríada de outras actividades…
Já o homem, quando vive sozinho é por uma de 3 razões:
- divorciado ou separado. (só saíram de casa para casar. Estes são os que estoicamente não regressam ao lar materno e ou parteno. Porque há os que regressam…)
- família destruturada – pais separados ou família ausente ou inexistente. Não têm outra hipótese que desembolsar…
- solteiro : Uma de 2 situações:
1- vive “sozinho” mas dependente da mamã, que leva a comidinha e a roupinha lavada e passada a ferro.
2 – tem uma casa sua, mas a única parte mobilada é o quarto, i wonder for what? Só lá vai de vez em quando, para dormir, claro, é única parte lúdica da casa. O resto do tempo vive em casa dos papás. Ah e passa férias com os pais, como uma criança que nunca cresce.
Onde estão os homens que saiem de casa por independência? Por quererem tornar-se autónomos, constituir a sua própria família, ainda que essa família seja unicamente a sua própria pessoa – passando a figurar o conceito de monofamília?
A culpa disto é da própria sociedade, que proteje os homens das tarefas domésticas, tornando-os incapazes de gerir uma casa. Continua o conceito em muitas famílias que as mulheres é que devem executar as tarefas consideradas “menores” pela sociedade, mas é o que permite manter um nível de qualidade de vida aceitável. Quem gosta de viver no meio do caos?
Depois há aqueles que não saiem de casa, até aos 35 anos em média, segundo dados que disponho, porque é muito melhor estar em casa da mamã a pagar as contas, comidinha, luz, agua e gás. Assim também eu teria um ordenado chorudo, acreditem, só para mim e também teria um carrão pra impressionar os colegas de trabalho…ah e o telemóvel topo de gama…lololol
Por isto tudo, chego à conclusão, que os homens não conseguem estar sozinhos. Entram em qualquer relação de cabeça, ainda que não gostem por aí além da parceira. Sozinhos é que não! Estão habituados desde sempre à mamã. A parceira serve mais ou menos para substituir a parente… é um hábito não estar sozinho, autónomo e fora do ninho…
http://heidijan74eng.blogspot.com (english version)
ps. Esta é a realidade portuguesa. Não sei se o cenário é o mesmo no resto do mundo.