<$BlogMetaData$>

quarta-feira, agosto 27, 2008

Verão? Só os 3 meses de férias escolares ou até menos…

Temos um País como muito poucos na Europa, onde o sol, o chamado sunshine, é uma constante praticamente todo o ano. Podemos aproveitar para estar nas esplanadas ao soleil por esse País fora, dar muitos passeios, fazer muita praia, andar de manga curta grande parte do ano… Não. Contudo isto não acontece. Parece que as pessoas fazem as férias e logo de seguida, começam logo a vestir roupa da nova estação, e até muitas vezes já de Inverno. Ainda hoje, dia 26 de Agosto, a meio do Verão praticamente, e vi uma mulher com um sobretudo de Inverno vestido e calças pretas quentes. Estará doente e precisa de se aquecer? Nah, tenho vindo a reparar, depois de uma longa pesquisa empírica, que a partir do dia 15 de Agosto, quando a maior parte da carneirada vem das suas férias, vem tudo encasacado como se só ansiasse pelo Inverno. For God Sake, estão 28 graus em média. Mais ridículo não pode ser. Depois no Inverno, anda tudo a queixar-se que só chove, nunca mais fica bom Tempo. O problema será do Tempo, ou deste povo triste com fado entranhado nas veias, e saudosista do que já foi e já não é? Normalmente, as pessoas dos países com muito sol, são consideradas mais alegres. O nosso caso é uma verdadeira excepção à regra. E que tal começar já hoje a celebrar os dias de sol, sempre que eles apareçam? E não seguir convenções de horários de escola ou de época? Seríamos talvez mais inventivos e criativos, do que ficar à espera do que é ditado pela sociedade ou por outros países com condições diametralmente opostas às nossas. Viva o meu País! E viva o Soleil!


Etiquetas:

quarta-feira, agosto 20, 2008

Férias na Tunísia


















Bom já vim há muito tempo de férias. Fi-las em Junho…a 1ª parte… O blog entretanto ficou desactualizado, não tenho tido tempo para nada. Mas como ainda estamos no Verão em que fiz as férias, vou tomar a vossa licença para descrevê-las. Pode ser que alguém tenha ido para este destino, e queira confirmar aquilo que viu, ou ainda não o tenha feito, e queira saber mais sobre o mesmo.

As minhas impressões gerais e não só….

As férias na Tunísia foram muito diferentes daquilo que contava encontrar. É uma cultura completamente diferente. Para além da barreira linguística, só falam francês ou espanhol (percebemos o que dizem, mas quando falamos em qualquer uma dessas línguas, não nos entendem a nós). Ah e dizem que falam inglês…até experimentarmos falar…não falam! Decididamente.

O que mais me chocou na Tunísia, foi a ausência total de mulheres nas esplanadas, e de se trajarem em 90% dos casos da cabeça aos pés, mesmo quando vão à praia. Há umas poucas que se vestem mais ou menos à Europeia, mas sem decotes. Perguntei se eram obrigadas a andar todas tapadas, ou se as casadas é que andavam, o guia (tunisino), que falava exclusivamente espanhol (foi o que me respondeu quando lhe fiz a pergunta em inglês), disse que era por opção (religiosa… ou então não). Não acreditei muito.

Quanto às turistas de calções e decotes, obviamente são muito bem tratadas e assediadas!!!

Ficámos num hotel base (4 estrelas, 3 dias), mas depois fizemos uma excursão de 4 dias, pelo país. Fomos ao deserto do Sahara, andámos de camelo, andámos de Jeep todo o terreno. Isto tudo incluído num pacote avião+hotéis+excursão com guia a tempo inteiro, muito em conta (se quiserem saber, perguntem-me quanto). Os hotéis que fomos fazendo ao longo da excursão não eram tão bons como o principal. Ainda foram encontradas baratas e escorpiões nos quartos…pudera, estávamos à porta do deserto, what else?

Não gostei especialmente das praias. A areia é muito fina, e é difícil de percorre-la (cansativa). Não dá para correr, por exemplo. Para além de que na praia, estão uns miúdos com ar de assaltantes, como eu imagino que deva ser em Cuba (embora tivéssemos direito a uma sombrinha e cadeira na praia, por pertencermos ao hotel. Cada hotel tem uma zona de sombrinhas delineada, como em muitas outras cidades turísticas). A praia tem também na areia pedaços de restos de palmeira, que magoam os pés. A água do mar não é assim tão quente como apregoam. No hotel principal, preferimos a piscina, que era enorme, e tinha animação com aulas de ginástica e dança dentro da mesma.

Aqui no blog, mostro umas imagens retiradas de uma revista da moda tunisina. E não é que foi exactamente a forma como as mulheres locais estavam vestidas na praia?















As pessoas são muito pobres, e houve situações que me dava vontade de chorar. Pois as pessoas que íamos conhecendo, descreviam as suas vidas, trabalhando mais de 12 horas por dia, só com 1 dia de folga. O mais chato, é estarem sempre a querer nos vender qualquer coisa. Un dinnar, un dinnar! São os chamados begglers. Mas em Marrocos é a mesma coisa (já sabia que era assim).

Na excursão ia uma turma de finalistas de liceu espanhóis, mas portaram-se bem. Embora se atrasassem sempre que saíamos do bus. Mas havia 8 portugueses, para além dos espanhóis, com quem nos juntámos.

O país está muito bem organizado em termos turísticos. Donde é um destino que aconselho vivamente. Nos próximos anos prevejo um grande crescimento turístico e não só. E o povo, é de uma simpatia e simplicidade, que só por isso, já vale.

Até jáaaaaaaaa.

Ps. Nesta viagem, a agência utilizada foi a logitravel (operadora espanhola). http://www.logitravel.pt. Oportunamente falar-vos-ei sobre a mesma e dos pacotes muito em conta.

Etiquetas: